Ensino

Curso de Pedagogia da Unesc:
missão de formar para transformar a educação

Com 54 anos de existência, graduação é uma das primeiras oferecidas pela Universidade (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O curso de Pedagogia da Unesc está com mais de 54 anos de existência. Com uma grade curricular ajustada para a Graduação Multi, possibilita ao estudante conviver com múltiplas experiências em uma grande Universidade Comunitária. Dentro dessas experiências, estão os diferentes laboratórios, conforme a disciplina que estejam cursando.

“Escolhi a Universidade porque sabia que teria uma ótima formação, mas eu não imaginava a dimensão da Unesc. Era muito maior do que pensava: excelentes professores, uma estrutura maravilhosa, possibilidades de estágio e projetos de Extensão e depois de formada, continuei escolhendo a instituição para as minhas especializações. Até hoje sinto os benefícios profissionais da qualidade Unesc, o quanto ela me preparou, não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida”. O relato da egressa e hoje psicoterapeuta e docente da pós-graduação, Bruna Dal Bó demonstra um pouco da dimensão do curso de Pedagogia da Universidade.

 

A disposição dos acadêmicos estão o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), o Laboratório de Geociência e Gestão de Recursos Hídricos (LABGEO), o Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca;  o Centro de Memórias e Documentação (Cedoc);  o Laboratório de Matemática; Museu da Infância; Museu de Zoologia; Laboratórios dos cursos de saúde; Horto; Biblioteca; Espaço esportivo; Colégio Unesc; Laboratório de Práticas de Ciências entre outros espaços nos ateliês do curso de artes.

Com uma grade dinâmica, os acadêmicos são incentivados a participar com apresentações de trabalhos em diferentes atividades como Semana de Ciências e Tecnologias (SCT);  Congresso Ibero Americano; fóruns; palestras; rodas de conversa, entre outras atividades proporcionadas pelo curso e pela Instituição.

Dentro do curso estão também disciplinas como Processos Educativos não escolares que acontecem no espaço da comunidade, com a vivência e a experiência na Estação Cidadania na Praça do Céu, possibilitando uma maior interação e aprendizagem dos estudantes.

Na disciplina de Processos Pedagógicos de Geografia, os alunos realizam aulas em diferentes espaços para realmente compreender a disciplina e ainda vivenciam uma saída de campo ao longo do semestre que faz parte da curricularização da extensão. 

A curricularização da Extensão acontece com as turmas de primeira à quarta fase, que são atividades dentro de um projeto desenvolvido por professores de algumas disciplinas específicas, geralmente em espaços das escolas parceiras.

No segundo semestre do curso, é oferecido aos estudantes atividade de Teatro, a qual, prepararam junto com a professora responsável, uma apresentação aberta às escolas do Ensino Infantil e Fundamental de Criciúma e Região e também para todos os cursos de Licenciaturas. Essa atividade tem como objetivo contar histórias e encantar crianças e adultos.

Na Brinquedoteca, que é um espaço para atividades específicas, acontecem também oficinas, cursos, projetos, reuniões  e também pesquisas com a exploração do rico acervo do memorial da Professora Vera Silvestre. Um outro diferencial da graduação são os docentes que na maioria são mestres e doutores com sólida experiência na educação e formação de professores.

O curso ainda disponibiliza aos estudantes a possibilidade de publicação dos TCC’s em forma de artigos, apresentados no final do curso, na revista Saberes Pedagógicos. Outro grande diferencial do curso são as políticas de permanências que a coordenação oferece aos alunos, incentivando a participação nos projetos como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Residência Pedagógica (RP), Programa de Iniciação Científica (Pic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), projetos de Extensão, estágios não obrigatórios e estágios na própria instituição.

Diversas oportunidades

Com todo este aprendizado disponível, ao final de quatro anos, o estudante estará pronto para atuar no mundo do trabalho com o diferencial de ter formação da Unesc. Segundo a coordenadora do curso, Andreia Rabelo, todos os egressos estão muito bem colocados na profissão. “Muitos deles atuam em  diferentes frentes de trabalho como: Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, disciplinas específicas no curso de Magistério, gestão escolar, secretarias e ainda em outros espaços de educação não formal”, informou a coordenadora.

Hora de transformar o sonho em realidade

Ao completar 56 anos de trabalhos prestados à comunidade do Sul catarinense, a Unesc segue preparada para receber novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas para ingresso ainda em 2024. Para isso, não é necessária a realização de vestibular, com exceção do curso de Medicina.

Basta apresentar o histórico escolar, além dos documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o acadêmico já esteja matriculado.

No site unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções de graduação presencial e os diferenciais de cada curso. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo WhatsApp (48) 99644-0170 ou (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *