
O Governo do Estado vem ampliando a cada ano o programa que concede bolsas para estudantes de graduação. É o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que garante investimentos importantes na educação em nível superior.
Os investimentos de R$ 467,3 milhões já garantidos para 2021 via Uniedu estiveram na pauta do encontro da manhã desta segunda-feira (18/10), na Unesc, entre o deputado estadual Rodrigo Minotto e a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, mais a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.
“Esse valor é o maior da história do programa”, lembrou o deputado. A reitora destacou a importância do Uniedu não como uma oferta de bolsas de estudo, mas como elemento de transformação, como contribuição para a sociedade.
Para o deputado que é coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Instituições de Educação Superior, a visita à Universidade tem um grande significado, já que tem o intuito de verificar o que se pode estar fazendo, além daquilo que está sendo proposto para a Unesc, no que se diz respeito ao Uniedu e aos investimentos na educação.
“O programa tem sido referência em todo o Brasil, com o Governo do Estado aportando recursos para atender alunos carentes que precisam de uma bolsa de estudos para cursar no ensino superior. As universidades do Sistema Acafe têm sido grandes parceiras nisso”, comentou Minotto.
O deputado frisou, ainda, a importância da Unesc para a região, o estado e o país. “Precisamos investir e a Unesc é a nossa referência. Quando viemos aqui saímos mais energizados para darmos sequência ao nosso trabalho na busca pelo fortalecimento aos programas de bolsas para as nossas universidades”, ressaltou.
Minotto ainda ouviu as demandas e se colocou à disposição para cada vez mais aprimorar não só a estrutura física da Universidade, mas os conhecimentos que a universidade tem e transfere aos seus alunos.