Os corredores da Unesc foram tomados por um som único e exclusivo na noite desta quarta-feira (7/08) com a apresentação do Quarteto Vispalle, no Espaço Cultural da Unesc Toque de Arte, localizado no Bloco Administrativo da Universidade. A apresentação faz parte da série Concertos Didáticos, que levam ao público uma viagem musical pela história da música.
Com um repertório variado, o público foi apresentado ao mundo da música clássica e popular de forma didática e acessível. A iniciativa do evento foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG SC 2023), executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
A coordenadora do Setor Arte e Cultura Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, salientou a alegria em receber essas jovens tão talentosas na Universidade. “As artistas que se trouxeram o que estudam, treinam e fazem com grande qualidade e dedicação. É um privilégio testemunhar a grandiosidade de quatro jovens artistas que enchem nossos corações e almas com sua arte. Estamos orgulhosos e honrados por estarmos aqui, neste momento, para apreciar essa bela apresentação. Muito obrigada a todos”, agradeceu Amalhene.
“É uma grande emoção estarmos aqui hoje para prestigiar a arte. Agradecemos por escolherem a nossa universidade como palco para suas expressões artísticas. Muito obrigada por compartilharem sua beleza e talento conosco”, expressou a assessora da Diretoria de Extensão, Carla Cristina Casagrande Monteiro.
Kemilly da Costa Inácio Felicio, instrumentista do grupo, explicou que o repertório transita por diferentes estilos, desde os clássicos até a música pop contemporânea. “No entanto, este projeto didático tem como objetivo principal aproximar o público da riqueza da música antiga e resgatar composições femininas que marcaram época”, explicou.
O evento é resultado de uma parceria com o Setor Arte e Cultura e a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, juntamente com o Quarteto Vispalle.
Sobre o Quarteto Vispalle
Formado em 2021 através da Lei Aldir Blanc, o Quarteto Vispalle iniciou suas atividades com uma formação exclusivamente de violinistas. Após participar de diversos editais e eventos na região, o grupo passou por uma transformação em 2022, assumindo a formação clássica de um quarteto de cordas, composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo.
Fazem parte do quarteto as artistas, Daniele Inácio; Karine Santos; Kemilly Inácio; e Priscila Smaniotto.