Há dois anos o professor Abel Corrêa de Souza ministra aulas de educação financeira para jovens e adolescentes do Ensino Médio do Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (Cedup). A atividade faz parte da gama de projetos de Extensão desenvolvidos pela Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex).
Nesta quarta-feira (7/08) o professor e coordenador do projeto, acompanhado pela professora Ana Cláudia Garcia Barbosa, recebeu no Auditório Edson Rodrigues, duas turmas do terceiro ano das áreas técnicas de Marketing e Administração, para falar sobre a importância de uma boa gestão financeira.
“O nosso objetivo é estimular esses jovens e adolescentes a conhecer um pouco mais sobre o orçamento familiar e o orçamento pessoal. Entender que o consumo é imprescindível para não travar a economia, porque sem consumo não existe geração de emprego e renda. Nesse bate papo ensino a organizar as finanças e elaborar um planejamento financeiro e que o mesmo, imprescindivelmente, seja colocado em prática”, explicou Abel.
Conforme acrescentou o professor, é importante que esses adolescentes, que estão entrando na fase adulta e saindo de um curso técnico, tenham noção da administração do dinheiro.
“Observamos que, muitas vezes, eles e os familiares não têm esse tato com as finanças, em lidar adequadamente com o dinheiro. Não é a quantidade de dinheiro que faz com que vivamos melhor ou pior, e sim como administramos o que ganhamos. Conheço pessoas que têm uma renda menor, mas vivem muito melhor do que aquelas que têm renda maior. Assim, é por meio desses jovens que nós vamos disseminar esse trabalho de cidadania, que faz parte integrante da educação financeira”, concluiu.
Segundo a professora de Administração, Joice Clemente Machado, a conversa tem haver não só pelo curso, mas com o momento deles. “Vejo como fundamental e oportuna essa troca de informação com eles, principalmente por estarem no fim do Ensino Médio. Alguns já estão caminhando para a independência, e a maioria vai entrar para o mundo do trabalho. Considero importante essa iniciativa, para aprenderem administrar o dinheiro. Sou uma pessoa que tem dificuldade em administrar as minhas finanças e não tive essa oportunidade quando estudei. Por isso este projeto é válido”, considerou.
Importante aprendizado
Para a estudante do curso de Marketing, Izabelly Feliciano, foi bom receber a formação. “Aprendi mais sobre como administrar as minhas finanças e como agir com elas. Entendi que o cartão de crédito não é um problema, desde que você saiba administrar, ele vai te ajudar. Foram informações valiosas para nós que estamos saindo do Ensino Médio, sendo uma pauta importante para sabermos cuidar do nosso dinheiro e não acabar endividados”, avaliou.