Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Inclusão educacional na Unesc: Sama promove acessibilidade por meio de curso gratuito de Libras

Formação é oportunizada para colaboradores e estudantes da Instituição (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

Em um cenário onde a educação ainda é um desafio significativo para a comunidade surda, o Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Unesc se destaca como um pilar de inclusão e acessibilidade. Nesse sentido, o programa abriu inscrições para novos estudantes no curso de Libras, com período de matrícula de 29 de julho a 7 de agosto. As aulas serão semanais e estão previstas para começar no dia 15 de agosto de 2024.

Para a coordenadora do Sama, Zélia Medeiros Silveira, ao oferecer o curso de Libras, o Setor promove ações que ampliam as políticas de inclusão e asseguram que a população surda tenha um espaço garantido na promoção do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

“O curso tem grande procura, com turmas de até 30 estudantes. Após a finalização, os formados recebem certificados de conclusão do curso de extensão em Libras. Este curso capacita os alunos a atuarem como intérpretes e permite o uso das horas complementares, desde que tenham pelo menos 75% de frequência. Desde o início da oferta, 131 estudantes já receberam certificados e contribuíram para a disseminação e valorização da Língua Brasileira de Sinais na região”, sublinha Zélia.

X-Libras

O X-Libras era um grupo de estudos dentro da Libras (Língua Brasileira de Sinais) que teve início no mês de março de 2016, sob a coordenação do Professor Franz Kafka Porto Domingos.

Atualmente, se transformou em um curso de Libras, ministrado pelos intérpretes do Sama, Suzana Nunes de Brida e Wanderson Chaves de Lima. “ O curso é oportunizado gratuitamente  para colaboradores e estudantes da Instituição. No primeiro semestre de 2024, houve duas turmas, com acadêmicos de diferentes cursos e diversas fases”, informa Suzana.

“No segundo semestre de 2024, será ofertado uma turma de módulo II para os acadêmicos que concluíram no semestre anterior e uma turma para novos participantes”, acrescenta.

Integração

O curso X-Libras é contínuo e gratuito, com níveis básico, intermediário e avançado, ministrado pelos intérpretes da Universidade. “A formação também  capacita a comunidade interna no uso da língua de sinais para promover a interação com pessoas surdas e criar um ambiente mais acessível e inclusivo para todos”, pontua o professor do curso de Libras da Unesc Wanderson Chaves de Lima.

O mundo do trabalho para esses profissionais está em constante crescimento, impulsionado pelo decreto n.173/2024. “O Projeto de Lei, sancionado pelo governador de Santa Catarina na última segunda-feira (29/07), torna obrigatória a oferta de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua para estudantes da comunidade surda na Rede Estadual de Ensino”, declara o intérprete.

“A Língua Portuguesa é a segunda língua, e estabelece uma educação bilíngue. A nova legislação altera a Lei nº 17.292 de 2017, que trata da equidade no acesso às escolas e da educação bilíngue para alunos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes e outras deficiências associadas”, acrescenta Wanderson.

As inscrições para novos estudantes para o curso de Libras podem ser feitas por meio do link ( https://forms.gle/1xNuiAtvUgecjpLi7 ). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *