A Unesc na sua política de transformar seus acadêmicos e concretizar seus sonhos, realizou na noite desta terça-feira (23/07), no Auditório Ruy Hülse, a cerimônia de colação de grau especial das graduandas e graduandos dos cursos de Direito e Educação Física. Foram dez semestres de muito estudos, aprendizados e dedicação em busca da tão almejada diplomação.
Não poderia deixar de ser uma noite de imensa alegria para as turmas do primeiro semestre de 2024. Cada concluinte estampou no rosto o brilho da vitória, por meio de largos sorrisos e imensurável satisfação do dever cumprindo, intercaladas com lágrimas de felicidades por cruzar mais uma linha de chegada na trajetória de suas vidas. A vibração dos familiares e amigos presentes foi como, em ano de olimpíadas, a conquista da medalha de ouro.
A cerimônia é singela, mas tem significado imensurável. Desde os preparativos para a colação de grau, no vestir a beca, as fotos com os entes queridos no hall do auditório, para registrar para a eternidade esta importante etapa da vida e o clima de despedidas de colegas de turma, de professores e do campus.
A noite é de confraternização de fechamento de ciclo e abertura de novos desafios. Agora, diplomados, é hora de enfrentar o mundo do trabalho com o canudo embaixo do braço e aplicar tudo o que aprendeu durante os cinco anos vividos em sala de aula, projetos de Extensão, pesquisas e estágios.
A presidente da sessão solene de graduação, diretora de Ensino da Unesc, Gislene Camargo, em seu discurso destacou a honra para a Instituição em fazer parte da formação de cada graduado.
“Sabemos que os caminhos foram diferentes para cada um, para cada família. Aproveito para agradecer às famílias, consanguíneas ou escolhidas, por acreditarem na Unesc, para fazer parte de suas histórias. A formatura é um ritual importante, representa que um ciclo foi cumprido. Que vocês são pessoas diferentes agora, não são mais os ingressantes, já se apropriaram de muitos conhecimentos. Escolheram uma profissão, se dedicaram, tiveram bons professores, com certeza: os melhores. Movimentaram praticamente uma cidade: desde a reitoria, coordenadores de curso, professores, secretárias, funcionários. Por vocês e para vocês, preparamos um campus com uma estrutura física impecável”, relatou Gislene.
A representante da gestão da Universidade finalizou com os votos de sucesso no novo caminho que está por vir. “Estamos aqui, porque vocês escolheram esta Universidade Comunitária para a sua formação. Desejamos que continuem por aqui: temos especialização, mestrado, doutorado. Desejo que sigam seus sonhos, seus propósitos. Se vai ser fácil? Acredito que não. Precisamos de desafios, para que possamos exercitar o que aprendemos. Que a caminhada seja bem aproveitada, pois o trajeto é a própria vida”, concluiu a presidente da solenidade.
Entrou menino, saiu homem e bacharel
Hoje, o agora bacharel em Direito Pedro Henrique De bem Souza se emocionou muito com o filho,
de um ano e meio, no colo. “Estou realizando um sonho, concluindo o curso e a partir de agora colega de profissão do meu avô, Joaquim Arantes De Bem, que foi professor de Direito aqui também. É uma honra pra mim se formar nessa Universidade. Foram cinco anos de muito estudo, muito suado, mas também uma conquista e o que vale é o canudo na mão e a oportunidade de poder trabalhar na área que escolhi”, comentou Pedro.
Nos últimos cinco anos, a vida do agora bacharel se transformou. “Muita coisa mudou. Entrei um menino, sem nada, mas sabendo o que queria. Foram 10 semestres de muitas mudanças neste período: estudo, casamento, filho pequeno, mudança de cidade e moradia. Foi uma correria, mas isso é que é a vida, e é sobre essas pequenas questões que consegui vencer a cada dia. São essas experiências que valem”, concluiu o bacharel de Direito.