Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Professores da Unesc lançam obras no Congresso de Etnobiologia e Etnoecologia

Evento contou ainda com o lançamento de outras cinco obras de autores externos (Fotos: Everton Horácio/ Agecom Unesc)

O Auditório Ruy Hülse foi palco e endereço para o lançamento de livros de diferentes temas e autores nesta semana. A noite oficial de lançamento ocorreu na segunda-feira (15/07), por volta das 19h. As obras lançadas variam de literatura acadêmica à crônicas. Ao todo, o público conheceu sete obras entre livros e e-books, sendo dois livros de autoria de professores da Unesc. 

Um dos autores é o professor do curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, que lançou a obra ‘Impactos do Carvão Mineral nas Pessoas e na Natureza’. Segundo ele, a obra se preocupa com impactos socioambientais da produção de carvão. Além disso, busca oferecer uma abordagem do ponto de vista antropológico, pois muitas muitas comunidades atingidas não tem representação própria, bem como, mostrar que existem outras possibilidades de geração de energia. 

“A ideia é que ele possa ser lido pela sociedade como um todo. Buscamos usar uma linguagem não tão técnica, para que, mesmo as pessoas que não possuem uma formação na academia sejam capazes de compreendê-lo”. 

Mesmo sendo o autor principal, Carlyle convidou outros pesquisadores para co-escrever o livro. Um desses convidados é o também professor do PPGCA da Unesc, Guilherme Alves Elias. Elias explica que com a ajuda de outros dois escritores, escreveu um dos capítulos.

“Eu escrevi o capítulo direcionado à mineração de carvão aqui no meio biótico da região sul de Santa Catarina. Esse trecho conta brevemente o histórico da mineração aqui na região, os efeitos que foram causados no meio biótico e microbiótico também. Então a gente fez um retrospecto neste capítulo mostrando os efeitos no meio ambiente e como de fato isso pode ser mitigado de certa forma também por meio da restauração ecológica”, explica.

Outra obra lançada foi o livro ‘Fitoterapia baseada em evidências e experiências aplicadas à prática clínica’, da professora mestre em Farmácia da Unesc, Angela Erne Rossato. Essa produção contou com a participação das docentes Sílvia Dal Bó e Vanilde Citadini, coordenadora do curso de Farmácia e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), respectivamente. 

Angela disse que quando se atua com plantas medicinais na prática clínica é importante fazer integração entre conhecimento popular, tradicional e científico. Disse ainda que se o paciente chega até um profissional de saúde, por exemplo, perguntando se ele pode continuar a usar aquele chá para alguma indicação que não é validado oficialmente, os profissionais têm que saber buscar qual é a origem desse conhecimento popular. 

“Se ele é um conhecimento popular, com características robustas, que veio da família ou da comunidade, o profissional tem que saber fazer a orientação de como fazer a melhor escolha daquela planta e a melhor utilização. Logo, a gente sistematiza as informações, integrando tradição e ciência e mostrando os aspectos de segurança no uso de plantas medicinais”, sustenta.

Segundo a autora, o livro descreve toda a metodologia de como fazer essa sistematização. Ele propõe uma integração e como é possível fazer integração na prática clínica, a qual, dividiram em três capítulos.

“No primeiro capítulo a gente abordou plantas para o sistema respiratório, que revelaram 47 plantas validadas para esse sistema. No outro capítulo a gente trabalhou com o ‘guaco’, mostrando todo o potencial dele, popular, tradicional e científico. E o último capítulo é a monografia completa”, relata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *