A Unesc participou, na tarde desta sexta-feira (5/07), do Seminário Environmental, Social and Governance (ESG), Governança, Compliance, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Edital da Certificação de Responsabilidade Social, promovido pela Comissão Mista de Responsabilidade Social. O encontro ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A atividade foi direcionada a empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil de Santa Catarina, interessadas na 13ª edição da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, cujas inscrições já estão abertas.
O principal objetivo do Seminário foi promover a conscientização e a capacitação sobre os conceitos de ESG, governança corporativa, compliance e ODS, fornecendo orientações detalhadas sobre o processo de Certificação de Responsabilidade Social conforme as diretrizes atualizadas do edital, estimulando práticas empresariais mais responsáveis, transparentes e alinhadas aos princípios de sustentabilidade.
Representando a Unesc, a pró-reitora de Pós, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, enfatizou a importância de participar de um reconhecimento dessa magnitude. “É essencial retratar com precisão o que a Instituição faz em relação aos diferentes públicos que atende e à comunidade impactada por ela. Esse prêmio é extremamente significativo, pois representa a materialização do nosso trabalho diário e o posicionamento da Universidade frente a todas as comunidades que atendemos em nossa trajetória histórica”, comentou Gisele.
Gisele recomendou que todas as instituições interessadas em participar do reconhecimento compreendam, primeiramente, os 17 ODS, as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel da instituição em relação a essas metas.
A presidente da Comissão, Dayna Maressa Soares Pacheco Panato, destacou a importância do evento para esclarecer o processo de certificação e ressaltar pontos essenciais para a participação no edital. “O balanço social, utilizado na avaliação pela comissão mista, é uma ferramenta de diálogo entre a organização e os stakeholders, e reflete as ações realizadas de forma transparente”, explicou.
Dayna também ressaltou que a certificação visa reconhecer organizações catarinenses que incorporam a responsabilidade socioambiental em suas políticas de gestão, estimulando a elaboração e divulgação do balanço social e incentivando o alinhamento das ações com a agenda 2030 e os 17 ODS. O troféu é entregue à organização de maior destaque.
Para Gisele, esse reconhecimento é de extrema importância para o Estado, pois coloca a instituição em uma grande vitrine estadual e nacional, especialmente por ser reconhecida pela Assembleia Legislativa. “Não tenho dúvidas de que, ao participar, a Instituição ganha a chancela da Assembleia Legislativa, um espaço de grande importância e respeito para o desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu.
A Unesc já recebeu o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia e também já foi agraciada com o Troféu Responsabilidade Social por três vezes consecutivas.
Sobre a premiação
A certificação e o troféu de Responsabilidade Social são concedidos a instituições que se destacam na promoção de práticas socioambientais a partir de uma criteriosa avaliação feita pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense.
O Prêmio de Responsabilidade Social foi criado em 2004. A iniciativa é da Assembleia Legislativa, que organiza o prêmio junto com outras instituições.