A defesa do esporte como vetor de transformação social, emancipação e desenvolvimento socioeconômico é uma das fortes bandeiras da Unesc. Referência no assunto, tanto pela formação de profissionais ligados à área, quanto pelo investimento em atletas e equipes nas mais variadas modalidades, a Universidade integrou o evento regional de grandes nomes esportivos, o Encontro de Líderes, evento realizado na noite desta segunda-feira (1º/07), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Representando a Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes fez questão de destacar ao público presente o olhar acurado da Instituição para todos os projetos e ações que envolvem o esporte nas mais variadas formas.
De acordo com Gisele, mais do que formar profissionais para o mundo do trabalho, a Unesc está sempre atenta ao cenário global e enxerga na prática esportiva uma forma de mudar realidades, oferecer oportunidades de vida, desenvolver habilidades sociais e até promover o desenvolvimento de toda a região.
“A Universidade vê o esporte como um grande espaço de investimento porque é o lugar da criança, do jovem, do adolescente, do idoso. É por meio do esporte que a gente consegue dar às pessoas algo fundamental que é a inclusão, saúde física e a mental. Na medida em que a Universidade olha o esporte como um espaço de proporcionar às pessoas melhores condições de vida, consegue incluir diferentes perfis, dar espaços e asas”, pontuou.
Apoiadora de atletas de futebol, voleibol, handebol, karatê, entre outras modalidades, de acordo com a pró-reitora, a Instituição busca ser modelo de apoio à prática esportiva como elemento de emancipação e inclusão de todos e todas.
“Na medida em que você dá ao jovem, à criança, uma perspectiva de futuro, você está dando uma chave para ela se desenvolver e se destacar. Muitos garotos que passam pelos nossos projetos e hoje estão voando alto, são grandes atletas, profissionais e seres humanos diferenciados”, acrescentou a pró-reitora.
Ao enaltecer o investimento anual de R$1,5 milhão com recursos próprios da Unesc, destacou o cuidado da gestão à temática. “Temos convicção de que a Unesc é uma agente de transformação e vai além da educação em diferentes formas. Nós entendemos que o esporte é um investimento para o desenvolvimento pessoal e profissional e, na medida que começamos a entender o esporte como um elemento de emancipação, que dá acessos, dá autonomia, temos a certeza de que o investimento é bem aplicado e impacta toda a sociedade”, acrescentou.
Gigantes no palco
Em modelo de bate-papo, o idealizador do evento, Alex Maranhão recebeu também os convidados: Anselmo Freitas, empresário e ex-presidente do Criciúma Esporte Clube; Rui Búrigo, mestre em psicologia esportiva; Euler Victor, especialista em gestão de base; Felipe Albuquerque, executivo de futebol do Barra Futebol Clube; Paulo Baier, treinador e ex-jogador, maior artilheiro da era de pontos corridos; e Neto Zampier, jogador, ídolo da Chapecoense.