Quatro professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc foram selecionados no Edital 7/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A chamada pública visa dar suporte financeiro para eventos científicos de curta duração ou mobilidade de alunos para intercâmbio acadêmico com a finalidade de contribuir para a difusão e o desenvolvimento do ecossistema da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de Santa Catarina.
Conforme o coordenador do PPGCS, Emílio Streck, alguns dos incentivos são para professores que irão fazer viagem de estudos. Já outros, serão para acadêmicos realizarem mestrado e doutorado sanduíche, neste caso de seis meses em instituições estrangeiras.
“É uma grande notícia, porque temos a internacionalização como uma das características do Programa. Isso é algo que está na nossa identidade e, pela primeira vez, tivemos um grande número de professores e acadêmicos contemplados”, relata.
Além de Streck, também foram selecionados Samira da Silva Valvassori; Ricardo Andrez Machado de Ávila e Fabricia Cardoso Petronilho. “O nosso projeto prevê uma viagem de pouca duração, para Southampton, na Inglaterra, com a intenção de desenvolver uma vacina para gonorreia. Ele faz parte do projeto de doutorado de uma estudante de doutorado, a Jessica Abel, do PPGCS”, comenta Andrez.