A 4ª Feira das Profissões, promovida pela Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), encerrou nesta quinta-feira (13/06) com a participação marcante da Unesc. O evento, realizado no Centro Multiuso Arlete Salomé Cristiano, no bairro Cidade Alta, teve como objetivo apresentar diversas possibilidades de carreiras a jovens estudantes, ajudando-os na desafiadora tarefa de escolher uma profissão.
A Unesc montou uma estrutura de apresentação que destacou os 75 cursos de graduação presenciais, semipresenciais e a distância (EaD), incluindo aqueles oferecidos pela unidade da Unesc em Araranguá.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o evento reforçou a importância da presença da Universidade, ouvindo os anseios dos jovens e demonstrando que a Unesc está comprometida com o futuro deles. “Continuaremos a trabalhar incansavelmente para proporcionar uma educação de qualidade e acessível, alinhada às necessidades e sonhos dos nossos estudantes”, enfatizou.
Importância
A responsável pela unidade de Araranguá, professora Izabel Sousa, organizadora da comissão da feira, ressaltou a importância da participação da Unesc nesse tipo de evento. “Nossa presença nesses espaços é crucial para dialogar com os alunos, entender seus anseios e apresentar a Universidade como um todo. Não mostramos apenas os cursos oferecidos, mas também as diversas possibilidades de ingresso na Universidade. Isso nos permite construir uma relação mais próxima com os futuros universitários e orientá-los em suas escolhas acadêmicas”, comentou.
Izabel comentou que os dois dias de feira foram intensos e produtivos. “Pudemos esclarecer muitas dúvidas dos estudantes, que se mostraram bastante interessados e fizeram várias perguntas sobre nossos cursos, especialmente sobre alguns específicos como Educação Física e Pedagogia”, complementou ela.
Um dos destaques do evento foi o teste vocacional oferecido pelo Programa de Orientação Profissional (POP) da Unesc. O programa visa auxiliar os participantes na escolha da profissão, ajudando-os a conhecer melhor suas habilidades, interesses e projetos de vida.
Quem aproveitou a oportunidade foi a aluna da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Isabel Flores Hubbe, Yasmin Mandelli Teixeira. “O teste foi importante porque me ajudou na minha escolha futura”, comentou.
“Estava buscando o curso de Farmácia, mas com o teste percebi a área do Direito. Achei muito interessante”, sublinhou Naireli de Souza da EEB Professora Maria Garcia Pessi.
Além do teste vocacional, a programação da Unesc incluiu atividades dos cursos de Nutrição e Gestão, além de uma experiência com óculos de realidade virtual, proporcionando aos estudantes um vislumbre prático e interativo das diferentes áreas de estudo.
O evento da Aciva, organizado pelo Comitê de Educação, tem como objetivo principal apresentar as oportunidades de ensino e capacitação disponíveis, bem como esclarecer dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita e a gratuidade educacional, contribuindo assim para um melhor entendimento das opções disponíveis para os futuros universitários.