Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Extensionistas da Unesc compartilham novos saberes com crianças de Içara

A visita à escola içarense ocorreu no início do mês desse mês (Foto: Divulgação/Agecom/Unesc)

Acadêmicos da terceira fase do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Unesc realizaram uma atividade de Extensão com crianças da Terceira Série do Ensino Fundamental. A ação, que ocorreu no início do mês na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, em Içara, foi realizada por meio da disciplina de Zoologia de Invertebrados II. 

Na ocasião, as crianças vivenciaram o projeto “Super Inseto”, com o objetivo de proporcionar às crianças os conhecimentos sobre as características dos insetos e os serviços ecossistêmicos que esses animais prestam para a saúde e qualidade do meio ambiente. Para isso, os alunos foram convidados a refletir sobre os problemas ambientais da cidade em que vivem e, em seguida, criar um herói “Super Inseto” que ajude a combater os vilões do meio ambiente.

Uma das acadêmicas participantes do projeto, Rayssa Santana Tibincoski, ao comentar sobre a ação, disse que desde a preparação dos materiais até a conclusão houve muitos aprendizados nos quais todos puderam participar.

“Aplicar o projeto com essas turmas foi um momento de muito aprendizado, desde a preparação do material até a apresentação final. Conseguimos manter um diálogo interativo, no qual todos participaram e apresentaram seus conhecimentos sobre os insetos. Foi um momento de trocas e vivenciei na prática como é mediar uma aula de Ciências. Sinto que consegui plantar uma sementinha em cada criança sobre a importância dos insetos para o meio em que vivemos”, pontua.

Já para o acadêmico Gabriel Peruchi, a oportunidade foi positiva, pois  quebrou um ciclo do cotidiano, tornando a aprendizagem divertida e envolvente.   

“A atividade foi bem diferente do que fazemos normalmente, e achei isso muito interessante. Foi uma experiência colocar-se à frente dos alunos e poder transmitir conhecimento. Essa tarde de aula mostrou, pelo menos para mim, que as aulas não precisam ser apenas do quadro para o caderno; elas podem ser divertidas e envolventes, despertando o interesse dos alunos e motivando-os a aprender mais”, frisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *