A Escola Municipal de Educação Básica Carlos Gorini, em Criciúma, recebeu no início deste mês, uma ação promovida pela Liga Acadêmica de Oftalmologia (LAOF) do curso de Medicina da Unesc. O objetivo foi conscientizar professores, pais e alunos, sobre a importância da triagem da clareza visual em crianças escolares entre seis a oito anos.
Cerca de 80 pessoas participaram diretamente da ação, ocorrida na tarde de sexta-feira (7/06), nas dependências da escola. Durante a atividade, foi realizada uma fala informativa para alunos e professores sobre a importância da chamada acuidade visual e demonstrado por meio de folders confeccionados pela Liga.
Para a acadêmica do curso de Medicina e responsável pela LAOF, Vitória Izidorio de Souza, a ação teve vários pontos positivos. “Foi uma oportunidade para a disseminação de informações sobre a temática, a identificação de alunos com diminuição da clareza visual que serão posicionados mais próximos ao quadro da sala de aula e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido pelos acadêmicos” , avaliou Vitória.
A professora Geiziane Laurindo de Morais, assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc, acompanhou a ação.”Foi uma iniciativa muito agregadora para a escola, sendo a primeira vez que o estabelecimento de ensino recebeu esse tipo de atividade voltada à saúde e realizado pela Unesc. A abordagem do cuidado da visão das crianças além de detectar precocemente problemas visuais, também contribui para a melhoria do desempenho escolar”, explicou a assessora.
Para fazer os atendimentos os estudantes utilizaram a optométrica de Snellen.