Futuro do trabalho, Inteligência Artificial, Direito da Criança e do Adolescente, Marketing Digital. Alguns dos assuntos que estão na pauta do mundo moderno e que estiveram presentes na primeira Conecta Saberes, a Semana Integrada da Unesc Virtual, realizada nesta semana.
O evento, que ocorreu de forma virtual, reuniu acadêmicos, docentes, comunidade externa e especialistas de diversas áreas do conhecimento em uma programação variada que incluiu, além da palestra de abertura, nove minicursos, cinco webinários e cinco mesas redondas. Ao todo, mais de duas mil pessoas participaram ao longo dos quatro dias de capacitação.
“A participação das comunidades interna e externa ao longo dos quatro dias demonstra a relevância dos temas abordados e o interesse das pessoas em se manter atualizadas e capacitadas para os desafios do mundo moderno. Eventos como a Conecta Saberes são essenciais para o desenvolvimento de profissionais preparados para enfrentar as complexidades do mundo do trabalho atual. Além disso, consolida a missão da nossa Unesc que, ao longo dos seus 56 anos de existência, promove uma educação de excelência, mas também destaca a importância da troca de conhecimentos em um ambiente cada vez mais globalizado e interconectado”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Transformações
A palestra de abertura, proferida por Marco Antonio de Oliveira Gomes, abordou as transformações significativas que moldam o cenário laboral global, desde o impacto da automação e tecnologia até a ascensão do trabalho remoto e da Economia Gig. Além disso, o palestrante apresentou os desafios e as oportunidades para os trabalhadores, que incluem a necessidade de desenvolver habilidades digitais, adaptabilidade e resiliência.
A diretora de Educação a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, conta que a realização da Semana Acadêmica Integrada é a realização de um sonho coletivo. “A nossa intenção era promover um evento que ofertasse assuntos tanto de interesse da comunidade acadêmica, quanto dos profissionais que estão no mundo do trabalho e precisam de capacitações exigidas atualmente. Para isso realizamos a transmissão simultânea com flexibilidade, para que as pessoas tivessem a oportunidade de escolher o dia e o curso que queriam fazer”, cita.
“Para nós, esses momentos de troca de conhecimentos são uma alegria, pois os acadêmicos são a razão da existência da nossa Universidade Comunitária. Como bons anfitriões que somos, gostamos de receber os integrantes do mundo do trabalho das regiões onde a Unesc Virtual está inserida, que são diversos estados brasileiros. Sempre estaremos de portas abertas”, pontua.
Cada um dos temas propostos foram apresentados e explorados por especialistas das áreas. “Parabenizo e agradeço todos os acadêmicos por escolherem o ensino a distância e presencial da Unesc, pois são eles que originou toda esta movimentação dos professores e coordenadores, com o intuito de promover um maior conhecimento. Sem dúvida todos encontraram na Unesc os melhores caminhos, networks, pesquisas, tudo que precisam para se aprimorar. Foram semanas de dedicação na escolha dos temas transversais que fazem a diferença na formação, independente da área de conhecimento. Estes dias contribuem para que os acadêmicos tornem-se profissionais diferenciados no mundo do trabalho. É um momento propício para cultivar o saber com todas as pessoas com quem nos relacionamos”, comenta a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.