Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Comunidade de Aprendizagem realiza experiência única ao ser realizada na Sala Edi Balod

O local tem tudo a ver com a metodologia de ensino da professora artista convidada que leciona a disciplina de artes em escolas públicas (Foto: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Os participantes da Comunidade de Aprendizagem da Unesc contaram com um cenário diferente no último encontro. Realizado na sala Edi Balod, no Bloco Administrativo, os professores participantes contaram com o design do espaço para explorar as diferentes interfaces do mundo didático. A edição da última quinta-feira (23/05), é mais uma na série de encontros que ocorrem desde o final de 2022.

A ministrante dessa etapa foi a professora e artista Juliana De Lima Veloso, que possui mestrado na área de Pesquisa da Arte, Linguagem e Currículo, por meio do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Emocionada, Juliana usou da obra de arte de sua própria autoria exposta no local para compartilhar  uma reflexão sobre o futuro da educação com os professores participantes.

“Essa luz, esse calor e esse sol que eu vejo aqui e na minha aula precisa ser compartilhado, pois é essa emoção que muda algo dentro da gente, que pode tornar esse mundo e pessoas próximas da gente, em um lugar melhor”, afirma.

Uma das pessoas presentes foi a professora do curso de Artes Visuais, Silemar Maria de Medeiros da Silva. Ela realizou uma análise sobre a experiência do encontro do grupo ocorrer na sala de exposições.   

“É um privilégio poder estar aqui. Esse grupo é maravilhoso. O encontro de hoje acontece em um lugar privilegiado, um lugar de arte. A gente poder vir aqui e pensar na docência a partir da arte contemporânea nos faz brilhar a mente. Eu achei ótimo”, disse.

Juliana disse ainda que as pessoas devem olhar para a educação básica, pois é o período que vai ser responsável por incentivar a entrada de jovens em universidades.

“Olhem para a educação pública. Olhem para o que os professores desses espaços estão fazendo. Isso aqui não é apenas sobre o meu trabalho, mas também sobre o trabalho de muitos professores. Podemos ser nós os responsáveis por no futuro muitos alunos ingressarem em universidades. Serão profissionais que vão se formar para esse mundo em que acreditamos ser um futuro possível”, pontua.

Sala de aula pública

No último encontro (23/05), a professora Juliana De Lima, trouxe como reflexão o fazer docente a partir do seu Sala de Aula Pública e apresentou para a Comunidade de Aprendizagem uma exposição que aborda como temática central a educação. Ela comentou sobre o significado do trabalho artístico.

“O projeto Sala de Aula Pública é uma ocupação artística, como uma sala de aula com cadeiras, mesas, e materiais. A proposição desse projeto é pensar sobre o que pode ser uma sala de aula, o que pode ser uma aula, quais materiais podem ser usados e repensar o espaço da galeria de arte bem como o da educação. Logo, a criação desse projeto é justamente refletir as diferentes formas de se pensar e fazer a sala de aula, qual o lugar da educação, bem como, afirmar que uma galeria de arte pode sim ser um espaço de aprendizagem”, destaca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *