A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, participou de um importante painel nessa quinta-feira (23/05) com o tema “Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior no Brasil e em Santa Catarina”. Ela foi convidada para compartilhar os conhecimentos no Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Integração e Inovação (Fiepe) e palestrou para as 14 universidades do estado de Santa Catarina. A Unesc participa da edição 2024 do evento, que está sendo realizado, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), esta semana.
Ao lado de outros painelistas, incluindo o presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o encontro contou com a presença de estudantes, professores, coordenadores de curso, técnicos das Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe, e gestores educacionais.
Para Luciane, o diálogo foi uma oportunidade fundamental para refletir com os participantes sobre o ensino superior no Brasil em Santa Catarina, especialmente nas Instituições Comunitárias da Acafe, dentro do contexto atual. Ela enfatizou a importância do programa Universidade Gratuita (UG), que oferece amplo acesso aos estudantes, assegurando a permanência.
“Apenas o estado de Santa Catarina possui um programa desse tipo. Além dos benefícios diretos aos estudantes, o programa também foi fundamental para construir no imaginário social dos catarinenses a importância do nosso segmento. Embora identificado pela Acafe, o reconhecimento se estende muito além dela, abrangendo cada uma de nossas instituições”, comentou.
“Esse cenário traz muitas perspectivas nos processos pedagógicos com vistas à excelência acadêmica, nos projetos de Pesquisa e Extensão, garantindo contrapartidas aos estudantes, e na construção de uma política de formação continuada para professores do nosso estado”, complementou Luciane.
A presidente da Acafe também salientou a importância de ampliar a atuação no campo da inovação, com o fortalecimento da Rede Catarinense de Inovação e conectando este macroprojeto ao programa Universidade Gratuita, além de estabelecer redes colaborativas entre as IES para construir matrizes curriculares até 2026, aproximando conteúdos para contemplar a mobilidade acadêmica.
Por outro lado, Luciane também apresentou uma reflexão sobre os desafios diante de todo esse cenário. “Entre os principais desafios estão a condução das contrapartidas dos estudantes e das IES com segurança e transparência, a sensibilização de estudantes e professores para que compreendam o programa, o diálogo sobre instrumentos de avaliação que respeitem os pressupostos basilares, e a aproximação do ensino médio para despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento às IES”, observou.
Ela também tratou sobre o desafio do Ensino Técnico concomitante ao Ensino Médio para evitar a fuga do Ensino Superior, a curricularização da Extensão e a aproximação da academia ao mundo do trabalho, focando não apenas na formação para o mundo do trabalho, mas também em solucionar problemas complexos. “Precisamos de cérebros competentes para encontrar soluções para problemas complexos”, sublinhou. O Marco Regulatório também esteve em debate.
Comitiva da Unesc participa do Fiepe no Oeste do estado
Após sediar a Edição de 2023 do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Integração e Inovação (Fiepe), a Unesc participa, nesta semana, da Edição 2024 do evento, em Chapecó.
Organizado pelas coirmãs Unochapecó, UNC, Uniarp e Unoesc, o Fiepe é um evento institucional da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) voltado à integração das quinze Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina que integram o Sistema Acafe.
Neste ano, no Oeste do estado, o evento, voltado a estudantes, professores e técnicos administrativos, conta com oficinas, palestras, paineis de debates e apresentações de cases de sucesso. Além de programação cultural e de integração, também ocorreu durante a Fiepe a Acafe Challenge e a Jornada da Inovação, todos com presença de participantes da Unesc.
Para a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, o Fórum representa uma excelente oportunidade de crescimento coletivo. “Este é um momento fundamental para a Acafe, para o fortalecimento de todo o Sistema, na medida em que todas instituições estão presentes compartilhando experiências, construindo vínculos e buscando o mesmo objetivo, que é a excelência acadêmica”, pontua.
A programação do Fiepe 2024 segue até esta sexta-feira (24/05) com apresentação e avaliação de trabalhos, ainda no campus da Unochapecó, além de Acafe Challenge e Jornada da Inovação e Cerimônia de Encerramento, no Pollen Parque Científico e Tecnológico.