Entre os dias 30 de maio a 1º de junho a Unesc sediará a 27ª edição da Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe). O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma celebração esportiva e social que promove a integração entre os colaboradores das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina.
Para a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) Luciane Bisognin Ceretta, a Cofafe continua a ser um marco importante para a integração e fortalecimento das IES, proporcionando um ambiente de confraternização e esporte que promove a união e o espírito de equipe entre os colaboradores.
“Esse evento é uma oportunidade única para compartilharmos experiências, cultivarmos o espírito de equipe e reforçarmos a integração entre os profissionais que diariamente contribuem para a excelência da educação em nosso estado. Por meio do esporte, quebramos barreiras, aproximamos pessoas e celebramos o comprometimento e a dedicação de cada um dos participantes”, comentou.
“Estamos honrados em receber este evento pela terceira vez em nossa Universidade e confiantes de que ele continuará a inspirar e a promover a união em nosso ambiente acadêmico”, acrescentou Luciane.
Tradição das Comunitárias
O presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva, lembra que a Confraternização, que teve a primeira edição em 1985, surgiu por iniciativa de Jonas Tadeu Nunes, então presidente da Associação dos Funcionários da Fepevi, hoje Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
“O objetivo daquela época era reunir o maior número possível de funcionários administrativos das Fundações Educacionais a fim de se criar um sindicato em nível estadual. Com o decorrer do tempo, a Cofafe foi crescendo e se fortalecendo muito como um evento de confraternização, se descaracterizando do seu objetivo inicial. A ideia de congregar deu certo”, lembrou Silva, informando ainda que nesta edição a Unesc busca o pentacampeonato.
Esta, que será a 27ª edição, contará com mais de 400 colaboradores de oito IES. As instituições envolvidas são: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) de Blumenau; Centro Universitário de Brusque (Unifebe) de Brusque; Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), de Chapecó; Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), de Orleans; Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Itajaí; Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) de Lages; e Universidade da Região de Joinville (Univille).
Competições
Durante os três dias de competição, os participantes disputarão em diversas modalidades esportivas, como futsal, futebol, bocha, voleibol, basquetebol, corrida rústica, canastra, dominó, sinuca, truco, totó, xadrez, tênis de mesa, e jogos eletrônicos, nas categoria masculina, feminina e mista.
As competições serão realizadas em diversos locais, incluindo o ginásio José Antônio Carrilho, o Parque das Nações, o Bairro da Juventude, o Cedup e a Satc. Os jogos iniciam já às 14h de quinta-feira.
A abertura oficial do evento ocorrerá às 19h de quinta-feira, no ginásio de esportes José Antônio Carrilho, na Unesc, onde as delegações serão recebidas a partir das 6h30 para credenciamento e café da manhã.
Os alojamentos para os participantes serão nos blocos T e XXI B da Unesc, na sala do complexo esportivo, além de hoteis da cidade, e as refeições serão servidas no prédio da Aprofucri.
No encerramento do evento, realizado no sábado, às 20h, no AM Master Hall, haverá também a entrega das premiações.
“A Cofafe hoje tem um papel importante dentro do sistema Acafe, pois objetiva congregar, unificar, confraternizar, gerar espírito de equipe, em consonância com os programas já existentes de qualidade na globalização que estamos inseridos, obtendo como resultado: qualidade, participação, satisfação, alegria, intercâmbio de experiências de seus funcionários. O próprio nome traduz por si só o verdadeiro motivo da realização: unir e confraternizar”, finalizou o presidente da Aprofucri.
A Unesc já foi campeã geral da Cofafe em quatro edições anteriores (2001, 2005, 2007 e 2012). A última edição do foi realizada em 2018, na Furb. Essa é a terceira vez que a Unesc recebe a competição.
Registros da Unesc ao longo das participações:
1998 – Retornamos à 11ª Cofafe na Uniplac, Lages – 8º lugar classificação geral.
1999 – Sediamos a 12ª Cofafe, Unesc com a participação de 100 pessoas – 2º lugar.
2000 – 13ª Cofafe, na Unochapecó, Chapecó – 2º lugar.
2001 – 14ª Cofafe, na Unidavi, Rio do Sul, 1º lugar geral, e ainda, recebemos o título
de maior e a mais alegre delegação.
2002 – 15ª Cofafe, na FURB, Blumenau – 6º lugar.
2003 – 16ª Cofafe, na Uniplac, Lages – 3º lugar.
2004 – 17ª Cofafe, na Unoesc, Joaçaba – 4º lugar.
2005 – 18ª Cofafe, na Unifebe, Brusque, 1º lugar geral , novamente considerada a
maior e mais alegre delegação.
2006 – 19ª Cofafe, na Univille, Joinville – 3º lugar.
2007 – 20ª Cofafe, na Unoesc, Videira – 1º lugar geral.
2008 – 21ª Cofafe, na Unisul, Palhoça – 2º lugar.
2010 – 22ª Cofafe, na Unoesc, São Miguel do Oeste – 2º lugar.
2012 – 23ª Cofafe, na Unesc, Criciúma – 1º lugar.
2014 – 24ª Cofafe, na Univali, Itajaí – 6º lugar.
2016 – 25ª Cofafe, na Unidavi, Rio do Sul – 2º lugar.
2018 – 26ª Cofafe, na FURB, Blumenau – 3º lugar.
2020 – suspensa em decorrência da Covid-19.
2022 – suspensa em decorrência da Covid-19.
2024 – 27ª Cofafe, na Unesc, Criciúma.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial: https://www.unesc.net/cofafe2024.