O projeto de Extensão “Novo Observatório”, desenvolvido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unesc, entregou ao secretário Municipal de Educação de Forquilhinha, Félix Hobold, seis relatórios técnicos ilustrados realizados nas escolas da cidade. O material apresenta os resultados das avaliações das condições de acessibilidade arquitetônica em todas as unidades.
A iniciativa, que teve início em 2019, tem o objetivo de colaborar com a gestão escolar para adequação dos espaços quanto às normativas técnicas de acessibilidade e contribuir para a inclusão da comunidade escolar, em especial das crianças com deficiência. Para isso, a equipe do “Novo Observatório” realizou visitas técnicas a cada escola, mapeando os elementos arquitetônicos e urbanos que impactam na acessibilidade de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
A coordenadora do projeto, professora Aline Eyng Savi, salienta a importância da iniciativa. “Cada um desses relatórios é ferramenta valiosa para a Secretaria Municipal de Educação. Esperamos que as nossas recomendações sejam consideradas, promovendo o acesso e colaborando para a inclusão nas escolas de Forquilhinha”, comenta.
O relatório técnico ilustrado apresenta um panorama detalhado das condições de cada escola, incluindo fotos e diagramas explicativos. O material oferece ainda uma descrição das prioridades de adequação, numa classificação de quais espaços precisam de adequação imediata.
O secretário de Educação, Félix Hobold, ressalta o compromisso da Prefeitura com a acessibilidade: “Agradecemos a Unesc por este importante trabalho. O relatório do Novo Observatório será fundamental para garantir que todas as nossas escolas sejam espaços inclusivos e acolhedores para todos os alunos”, afirma.