A Unesc, por meio dos cursos de Educação Física e Enfermagem, participou de um projeto de Extensão que contou com a presença de 400 participantes de oito escolas. A ação foi realizada durante a Semana Cultural Tekoa Marangatu, que ocorre anualmente, em Imaruí. Foram realizadas ações educativas com os indígenas, com foco no cuidado da saúde da mulher e do homem e aferição da pressão arterial. A Unesc participou especialmente no último dia da programação, dia 10 de maio.
De acordo com a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, a professora Fernanda Sônego, trata-se de um momento de grande importância a ser compartilhado com a Extensão universitária.
“Esta ação promove a troca de conhecimentos, valoriza a experiência e a diversidade cultural, contribuindo para fortalecer os vínculos entre a Instituição e a comunidade indígena, valorizando nossa missão institucional”, enfatiza.
Além das ações previamente programadas, houve atendimento, por parte dos estudantes do curso de Enfermagem, a um indígena machucado.
Ao longo da visita, o grupo passou por um percurso de trilhas guiadas na cachoeira. O curso de Educação Física, aplicou jogos e brincadeiras com os indígenas e público em geral.
Os acadêmicos foram supervisionados pelos pelos professores Silvio Avila Junior e Sarita Assis Pacheco, uma das organizadoras do evento.
As escolas participantes são dos municípios de Pescaria Brava, Imaruí, Imbituba, Laguna, Garopaba e Palhoça e seus alunos são do Ensino Fundamental, Anos Finais (5º e 6º ano) e do primeiro ano do Ensino Médio
Sobre os indígenas Mbya Guarani
O povo Mbya Guarani está localizado entre os estados do Rio Grande do Sul (RS) ao Espírito Santo (ES), sempre no litoral do Brasil. A língua leva o mesmo nome do povo. Os membros da comunidade mantém a língua mãe e a Língua Portuguesa.
A aldeia conta com escola fundamental e o magistério indígena. O Ensino Médio é dividido em magistério indígena 1, 2, 3 e 4. As últimas fases preparam professores do povo para que possam ensinar as gerações mais novas. A aldeia hoje conta com 300 indígenas de 52 famílias.
O nome Tekoa Marangatu significa Aldeia da Harmonia.