O compromisso da Unesc com o desenvolvimento sustentável foi mais uma vez evidenciado com a concessão do Selo ODS 2024, um reconhecimento destinado a empresas, indivíduos, organizações de classe, entidades da sociedade civil, instituições de ensino e poder público em Criciúma e região. Este ano, mais uma vez, a Unesc recebeu o certificado, demonstrando o comprometimento contínuo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A entrega do Selo ocorreu durante a tarde desta terça-feira (14/05), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
A renovação do reconhecimento atesta que os signatários estão cumprindo os compromissos assumidos ao aderir ao Movimento Nacional dos ODS em Santa Catarina.
De acordo com pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a Universidade figura entre as Instituições de Ensino Superior comprometida em trabalhar de forma colaborativa com a sociedade, buscando oferecer uma educação de excelência para atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ela ressalta que a Unesc é vanguarda nesse movimento e desempenha um papel ativo a nível nacional, participando do Comitê Estratégico para o Desenvolvimento dos Objetivos Sustentáveis em parceria com a Organização das Nações Unidas. Além disso, destaca o engajamento da Unesc no Pacto Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em colaboração com a ONU.
“A Unesc cumpre as políticas institucionais com seriedade e comprometimento, porque o nosso foco é o desenvolvimento regional. Entendemos que os ODS estão alinhados com aquilo que a Unesc tem de melhor que é uma identidade comunitária, comprometida com a melhoria do ambiente de vida e também com a melhoria da condição de vida das pessoas por meio da educação de excelência”, comentou Gisele, que representou a Universidade durante a entrega do certificado.
“Mais uma vez a nossa Unesc está conquistando o reconhecimento por ser signatária do movimento ODS Santa Catarina. Recebemos a pontuação máxima que são em seis selos, as seis estrelas para configurar que nós somos efetivamente participantes do movimento com toda a expertise que a nossa Unesc tem”, comentou o professor Abel Corrêa de Souza, que também recebeu o Selo como pessoa física.
Compromisso
Ao todo, 74 signatários receberam o Selo durante o evento. Na ocasião, também foram apresentados os novos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Atualmente, no Estado existem mais de 1, 8 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 116 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por mais de 160 signatários.
“Esse é um momento muito importante para reconhecer o compromisso de empresas, instituições e pessoas físicas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade é essencial para garantir um futuro próspero e saudável para as gerações presentes e futuras, e sua importância só tende a aumentar à medida que enfrentamos desafios ambientais e sociais cada vez mais complexos, como o que estamos vendo no Rio Grande do Sul, um alerta para todo o país”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“Nesse momento, governos, sociedade civil e setor privado devem unir forças para construir um futuro mais sustentável, em consonância com os ODS, que são importantes porque fornecem um roteiro global para a promoção do desenvolvimento sustentável, abordando questões sociais, econômicas e ambientais de forma integrada e inclusiva”, conclui.
O coordenador geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Fernando Barbosa dos Santos, também ressalta a importância de reconhecer os envolvidos com a Agenda 2030.
“É uma forma de consolidar e reafirmar o nosso compromisso não só com o Movimento Nacional ODS SC, mas com a implementação e com a territorialização dos ODS, com a busca por uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável. Quando o signatário recebe o selo, demonstra a responsabilidade dele na aplicação das ações e o compromisso com a Agenda 2030”, enaltece Fernando.
Mais de 300 ações alinhadas aos ODS
Durante todo o ano de 2023, os signatários da região Sul desenvolveram 341 ações alinhadas aos Objetivos.
Os ODS que mais tiveram ações implementadas foram: 4 – Educação de Qualidade, com 43 ações implementadas, seguido pelo 12 – Consumo e Produção Conscientes, que contabilizou 40 boas práticas. Na sequência, o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico registrou 36 ações, enquanto o ODS 3 – Saúde e Bem-estar alcançou um total de 25 ações implementadas.
Atlas 2030 de indicadores dos ODS
Ainda durante o evento, foi apresentada a primeira edição do Atlas 2024 de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, voltado especificamente para a Região Carbonífera (Amrec) e o Extremo Sul Catarinense (Amesc), além dos municípios de Braço do Norte e São Ludgero.
O documento reúne uma ampla gama de indicadores que ajudarão a monitorar o progresso em direção aos ODS na região. Desde dados sobre acesso à educação e saúde até informações sobre emprego, renda e qualidade ambiental, oferecendo uma visão abrangente e detalhada da situação atual e das tendências ao longo do tempo.
“O Atlas é uma ferramenta importante, um ponto de virada. Somos o único comitê que a partir de agora possui um documento como esse à disposição em nível regional no Brasil. É um documento robusto, com informações, conhecimento e possibilidades. Ele abre portas para a identificação de oportunidades de políticas públicas, melhorias e comparações de estudos e dados”, explica o coordenador geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS.
O Atlas estará disponível para toda a sociedade, podendo ser acessado pelo link https://x.gd/YvZBE.