A importância do autocuidado e do trabalho realizado pela atenção primária à saúde serão debatidos por profissionais, gestores municipais, estudantes e professores durante o 1º Simpósio de Saúde Coletiva e Atenção Multiprofissional Sul Catarinense, realizado pela Unesc. O evento virtual ocorrerá de quarta a sexta-feira (15 a 17/9), de maneira virtual e terá transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube.
O Simpósio incluirá debates sobre assuntos como o autocuidado, educação em saúde, manejo de condições crônicas, situação da saúde do município de Criciúma, impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental da população brasileira e pobreza e saúde mental em tempos de pandemia.
A abertura o Simpósio ocorrerá nesta quarta-feira, às 9h30. Em seguida, ocorrerá a palestra “Importância da Atenção Primária em Saúde”, com a participação dos médicos e farmacêuticos Berthier Alves e Viviane Arrais e pelo médico Lucas Thiago Borges e mediação do médico da Família e Comunidade, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) e supervisor da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Unesc, Arthur Tavares Corrêa Dias.
No mesmo dia, às 19 horas, haverá a conferência magna “A Saúde Coletiva para adiar o fim do mundo”, com Dias e com o professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roger Flores Ceccon.
Segundo a coordenadora do Simpósio, Lisiane Tuon, o propósito do evento é buscar o fortalecimento da atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), além de criar um ambiente de discussões da atualidade sobre saúde em tempos desafiadores para o sistema público de saúde. “Observamos neste período de pandemia, a importância de as pessoas fazerem a sua promoção e prevenção de saúde. O autocuidado é uma questão forte e que conta com a ajuda da atenção básica, que é a porta de entrada para o SUS”.
O 1º Simpósio de Saúde Coletiva e Atenção Multiprofissional Sul Catarinense é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGScol), programas de Residência Multiprofissional (Atenção Básica/Saúde da Família, Saúde Coletiva e Saúde Mental e Atenção Psicossocial), residência médica em Medicina da Família e Comunidade e das Ligas acadêmicas (Saúde Coletiva (Lamusc), Saúde Mental (Lasmap) e Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan) da Unesc.