A Unesc reservou um dia especial para enaltecer a beleza das mães que trabalham na Instituição. Como parte da programação do Mês da Extensão, as colaboradoras receberam orientações sobre automaquiagem nesta sexta-feira (10/05), quando a sala 9 do bloco Z se tornou o local para essa experiência transformadora. Entre as primeiras a participarem estavam Joselia da Silva, Ana Maria da Silva e Kely Guerreira, que ficaram atentas em cada detalhe transmitido pela profissional.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta a importância de valorizar as mulheres da Instituição, destacando suas características únicas. “Essa iniciativa visa promover integração e motivação, especialmente considerando que muitas delas trabalham em setores distintos. O objetivo hoje foi oferecer dicas e contribuir para elevar a autoestima de todas”, enfatiza.
Joselia também expressou seu contentamento após a experiência. “Adorei. Estou me sentindo ainda mais linda do que antes. Vou sair bem faceira hoje à noite”, comentou, após a maquiagem.
“Sempre enfrentei dificuldades ao passar lápis nos olhos, e raramente uso maquiagem. Achei a iniciativa muito interessante, pois muitas vezes não reservamos tempo para cuidarmos de nós mesmos, para nos olharmos com carinho”, acrescentou Kely, que é mãe de seis filhas.
“É a primeira vez que estou me maquiando. Geralmente, só passo batom e lápis”, compartilhou Ana Maria, demonstrando sua empolgação com a atividade.
Desafios
A história de Kely é um testemunho inspirador de resiliência e determinação. Ela, que tem enfrentado desafios desde muito jovem, aos 13 anos se tornou mãe pela primeira vez, quando ainda estava aprendendo a cuidar de si mesma. Com seis filhas para criar, ela teve que crescer rapidamente e enfrentar obstáculos.
Apesar das dificuldades, nunca desistiu. Ela relembra com carinho o início de sua jornada como mãe e como cada uma de suas filhas trouxe novas experiências e desafios. “Com muito esforço e sacrifício, consegui criar todas elas, sempre trabalhando duro para garantir o sustento da família. Muitas vezes, isso significava deixar meus filhos aos cuidados de outras pessoas enquanto me dedicava ao trabalho”, conta a moradora do bairro Renascer de Criciúma.
Mesmo sem ter tido a oportunidade de frequentar a escola, sempre valorizou a educação e fez questão de incentivar suas filhas a estudarem. Ela se emociona ao vê-las seguindo seus passos, buscando o mesmo caminho de trabalho e dedicação.
“Ver minhas filhas felizes e realizadas é a maior recompensa. Estou ansiosa também com a chegada de mais dois netos”, adiantou ela, que já desfruta da alegria de ser avó de outros três, com idades entre 4, 3 e 2 anos.
Mesmo ambiente
Ana expressa um profundo amor pela maternidade e pela família. Suas filhas, Ana Claudia e Ana Caroline compartilham também o espaço de trabalho ao lado dela. Para Ana, ser mãe é a essência de construir uma família e encontrar gratificação na jornada da vida familiar.
Ela reflete com alegria sobre os 19 anos de atuação na Universidade, onde viu suas filhas crescerem e agora trabalharem no mesmo local. Testemunhá-las continuando seu legado na mesma casa é uma fonte de orgulho e alegria para ela. “Trabalhar aqui é uma experiência maravilhosa para mim, e ainda mais especial é poder contar com elas compartilhando o mesmo espaço de trabalho”, disse ela.
“Além do trabalho, valorizo os momentos em família. Toda semana é uma oportunidade de nos reunirmos para um almoço nos fins de semana. Esses encontros se tornaram tradições, um momento para compartilhar risadas, histórias e afeto”, comentou ela, que também é mãe de Adriane.
Momentos de beleza
Joselia enfrenta a rotina diária com determinação e dedicação. Ela confia o cuidado do filho mais novo, o Miguel, à vizinha antes de vir para o trabalho. Para ela, cada momento dedicado ao trabalho na Universidade é uma fonte de gratificação e satisfação pessoal.
Ela conta que adora brincar com o filho caçula, conversar com a filha mais velha de 21 anos e ir ao shopping com eles. Para ela, ser mãe é uma dádiva. “Ser mãe para mim é algo muito especial. É ter uma família, pois ser mãe é um dom de Deus”, expressa.
“O dia de automaquiagem na Unesc não apenas ressaltou a beleza exterior das mães da Instituição, mas também fortaleceu os laços de comunidade e empoderamento feminino, demonstrando que a beleza está na diversidade e na confiança de cada mulher”, finalizou a reitora.