Em mais um dia de mobilização total para arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, neste sábado (11/05) a Unesc estará nos supermercados Bistek, no Centro, Giassi, sedes Santa Bárbara e Centro, e Angeloni Centro, em Criciúma, com equipes mobilizadas para arrecadação e, no campus da Universidade, para separação de doações com destino ao estado gaúcho.
A ação ocorrerá das 8h30 às 18h e terá foco na abordagem dos clientes que chegarem às lojas para que contribuam com itens destacados entre os de maior urgência para as famílias desabrigadas. Conforme o assessor de reitoria Pedro Henrique Cardoso Hilário, coordenador da ação, a Universidade já conta com aproximadamente 200 voluntários cadastrados para a atividade, sendo acadêmicos, colaboradores, professores e comunidade em geral mobilizada pela causa.
Entre as principais necessidades do momento estão donativos como água, alimentos não perecíveis prontos para consumo, itens de higiene pessoal e limpeza, brinquedos, entre outros que estarão destacados em material gráfico entregue pelas equipes.
“Estamos otimistas para que mais uma vez a comunidade apoie a causa. Embora saibamos que os criciumenses já estão bem engajados nas doações ao longo de toda semana, vamos pedir para que acrescente itens às compras e de pouco em pouco com certeza teremos mais um grande montante para enviar aos nossos vizinhos. É mais um dia de intenso trabalho em nome da solidariedade”, pontua Pedro.
Voluntários gaúchos encontram força para ajudar os conterrâneos
Lado a lado, Juzela Zancan e Isabela Marco organizam peças de roupas distribuídas em uma das mesas montadas na quadra do Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, na Unesc. Enquanto Juzela organiza peças íntimas, Isabela confere calçados e blusas.
O voluntariado e a força de vontade não são as únicas coisas em comum entre elas. Ambas são gaúchas e sofrem de longe ao ver o estado natal sofrendo com a cheia e receber notícias de parentes e amigos afetados pela água que invade ruas e casas.
Natural de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Isabela, mora há cinco anos em Forquilhinha, mas ao saber da campanha SOS Rio Grande do Sul realizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), ela não se conteve e se dirigiu a Unesc para auxiliar no que fosse possível.
“Está doendo bastante ver tudo isso. Tenho vários amigos em cidades como Canoas entre outros locais que foram afetados e precisaram sair de casa. É muito doloroso para nós gaúchos ver como a nossa cidade e estado se encontram. Há lugares que eu visitava com a família tomados pela água. Ver o trabalho dos outros estados e da Unesc, que se mobilizam para enviar recursos, é gratificante para mim como gaúcha e eu quero fazer parte. Ajudar um pouco mesmo de longe”, conta Isabela, que não se contentou em ajudar na triagem e também auxiliou no carregamento de mais um dos caminhões enviados ao estado vizinho pela Universidade.
Juzela Zancan deixou Cambará do Sul para passar alguns dias ao lado da filha que cursa Medicina na Unesc. Ao chegar a Criciúma e comovida pela mobilização realizada na Instituição, ela se dirigiu ao campus para colaborar. “Achei a atitude da Unesc brilhante e vim ajudar, pois é uma causa nobre. Não temos palavras para agradecer o que a população dos outros estados está fazendo por nós. É terrível ver conhecidos que perderam tudo, mas o gaúcho é muito guerreiro, solidário, como todo o brasileiro e estas são algumas qualidades que me fazem ter orgulho de ser brasileira. Todos abraçaram a causa e estão ajudando. Vai passar, é triste, mas vai passar”, ressalta.
“Todos estão tentando ajudar de uma forma ou de outra. Qualquer pouco que cada um faça já fará a diferença. Infelizmente não poderemos ajudar todos, mas vamos fazer a nossa parte”, acrescenta.
A família de Juzela é natural da cidade de Caxias do Sul, onde a chuva não causou grandes problemas, porém os familiares do esposo são da região de Santa Maria, que foi atingida, mas como moram em local mais alto, todos estão bem, porém alguns amigos foram afetados.
Doação de medicamentos
Na Farmácia Solidária da Unesc uma mobilização especial também é realizada para arrecadação de medicamentos. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir com a doação de medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h. A campanha é realizada em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia.
Nesta semana, uma equipe da Unesc esteve no estado vizinho para levantar as prioridades e, entre as instituições visitadas, está o Hospital Universitário em Canoas, que abriga oito mil pessoas que necessitam de roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo, que foram prontamente enviados pela Universidade nesta semana.
A equipe multiprofissional da Unesc retornará com acadêmicos de diversas áreas, incluindo as residências, para também efetivar as ações a partir das demandas levantadas.
Colaboração: Marciano Bortolin/Agecom Unesc