Os prós-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e Administração e Finanças, Gisele Coelho Lopes e José Otávio Feltrin, respectivamente, receberam na tarde de quinta-feira (9/05), na sala de reuniões da reitoria, representantes da Universidade de Alicante, na Espanha, para o estreitamento das parcerias e a instalação de uma unidade do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), no campus.
Por intermédio do professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Alcides Goularti Filho e a coordenação, estiveram visitando a universidade, o secretário acadêmico e professor, Javier Vidal Olivares e a professora titular da Universidade de História e Instituições Econômicas, da Maria Candelária Saiz Pastor.
“Estamos neste encontro concretizando uma trajetória de várias ações entre Alicante e a Unesc. A vinda dos professores Ravieri e Candelária culmina em atividades em parceria como professores visitantes, webinários, bancas e orientações acadêmicas, entre outras. Destaco aqui duas importantes atividades que estamos planejando: a Cotutela, que consiste em estimular os estudantes a irem para a Espanha, e a criação da sede do IUESAL, aqui no campus. O que estamos realizando aqui é um processo que iniciou desde 2020, após a nossa estada na Espanha, como professores visitantes, quando eu e a professora Jane realizamos essa aproximação” explicou o coordenador do PPGDS.
O que é Cotutela?
A Cotutela ou Dupla Diplomação/Titulação, é a modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante regularmente matriculado na Pós-Graduação Stricto Sensu, em Mestrado ou Doutorado, obter, concomitantemente, o título de Mestre ou Doutor emitido pela Unesc e por uma Instituição de Ensino Superior estrangeira.
Inauguração
Segundo Goulart, a visita vem fortalecer a união com Alicante. “Ao longo desses quatro anos foram ocorrendo atividades como orientação, webinar, co-orientações e bancas. Agora estamos alinhando a abertura do escritório do Instituto, que acontece na próxima terça-feira (14/05), na sala do PPGDS. Na oportunidade, também assinamos a Carta de Compromisso, que vai aproximar ainda mais as duas universidades”, concluiu
Reforçando a política de Internacionalização, implantada pela atual gestão da Universidade, a pró-reitora Gisele destacou que esse processo fortalece a imagem da Unesc no contexto global. “As cooperações com outras universidades estrangeiras são fundamentais para nós. Hoje está sendo com a Universidade de Alicante, em fase de consolidação da parceria. Recentemente firmamos acordo com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de Portugal. Temos muitas novidades vindas por aí pelos próximos dias e acreditamos que o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, por meio dessas parcerias, será cada vez mais presente na nossa Instituição”, avaliou a pró-reitora, destacando a honra que será contar com uma sede do Instituto na Unesc.
Os professores espanhóis estão na Unesc trabalhando em parcerias com o PPGDS e com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), principalmente para firmar os convênios de cotutelas, acordos de orientação conjunta em defesa de teses de doutoramento e também para promover investigação conjunta que envolve a realização de conferências, workshops e de seminários internacionais.
“Com uma unidade do Instituto aqui, teremos dois pontos fundamentais nesta parceria. A Unesc nos proporciona a existência de um gabinete de colaboração institucional e a Universidade de Alicante, através do Instituto, terá representação permanente no campus, em temas que nos parecem que devemos promover a cooperação, o desenvolvimento e às relações internacionais entre dois países”, comentou o assessor acadêmico da Universidade de Alicante, Olivares.
A Universidade de Alicante já mantém uma unidade do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no campus Castanhal.
Também participaram da reunião a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sonego, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ismael Gonçalves Alves, o coordenador e a coordenadora adjunta do PPGDS, Dimas de Oliveira Estevam e Giovana Ilka Jacinto Salvaro, a coordenadora do PPGE, ngela Cristina Di Palma Back, a professora do PPGE, Giani Rabelo e a coordenadora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, Cinara Ludvig Gonçalves.