Os professores coordenadores dos cursos de graduação da Unesc estiveram reunidos, nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/9), em uma maratona de encontros da Pró-reitoria Acadêmica da Universidade com foco nas discussões em torno da inovação curricular e pedagógica dos cursos.
Divididos por áreas e com a presença dos coordenadores de grupo, na quarta-feira foi o dia das áreas da Ciências da Saúde e Humanidades, Ciências e Educação. Já nesta quinta-feira, participaram do debate os coordenadores dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências, Engenharias e Tecnologias
Conforme a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti a proposta dos encontros realizados de forma presencial no campus foi oportunizar um amplo diálogo sobre as novas premissas para elaboração de currículos da graduação. “Foram momentos importantes para que os coordenadores pudessem compreender melhor a proposta, sanar dúvidas e levantar debates sobre esse desafio que é a implementação dos novos currículos a partir de fevereiro de 2022”, destacou.
Os novos currículos, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, terão foco mais inovador, com perfis ainda mais conectados ao mercado e maior protagonismo do estudante. “Temos o desafio de iniciar o próximo semestre letivo já com a implementação desses novos modelos. Neste momento, o mais importante é fazermos o processo de mudança juntos, discutindo institucionalmente e encontrando as melhores soluções para cada caso”, pontuou.
Entre as estratégias previstas pela equipe está a organização do semestre em 20 semanas letivas e a implementação de núcleos comuns institucionais e de área. Os novos modelos de currículo devem ser implementados a partir das primeiras fases e, nos semestres seguintes, nas fases subsequentes.