A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/05), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio à população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados quase 114 toneladas de mantimentos, sendo 20 toneladas somadas pela Unesc. Somam-se ainda ao total mais de 930 cobertores e 350kg de ração para cães e gatos.
A primeira entrega de donativos às comunidades afetadas pelas chuvas já foi realizada na noite de segunda-feira (6/05). As arrecadações na Unesc seguem com força total e a previsão é de que um novo carregamento seja enviado nesta quarta-feira (8/05).
“Essa ação representa não apenas um gesto de ajuda material, mas também um símbolo de esperança e união em tempos difíceis. A mobilização continua intensa, com a participação de empresários, membros da comunidade acadêmica e cidadãos solidários. A colaboração de todos tem sido fundamental neste momento”, disse a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Apenas na mobilização realizada no final de semana pela Unesc junto de colaboradores e acadêmicos foram arrecadadas 10,7 toneladas em alimentos, além de centenas produtos de higiene e limpeza.
Doação de medicamentos
Nas Clínicas Integradas da Unesc uma mobilização especial também está sendo realizada para arrecadação de medicamentos. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir levando medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues nas Clínicas das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“Essa entrega é apenas o primeiro passo de uma jornada de apoio e reconstrução que irá beneficiar inúmeras famílias atingidas pelas enchentes. A solidariedade demonstrada por todos os envolvidos é um testemunho do poder da empatia e da cooperação em momentos de adversidade. Continuaremos acompanhando de perto os esforços conjuntos das instituições da Acafe e da comunidade em geral para proporcionar alívio e assistência às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul”, sublinhou Luciane.
Na região Sul, a Unesc, além do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, estão engajadas nessa importante ação solidária.
Além dos alimentos não perecíveis, itens como água mineral, leite em caixa, lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, produtos de higiene pessoal e limpeza, brinquedos, entre outros, estão entre os de maior prioridade.
Pontos de coleta
Os donativos ainda podem ser entregues no Bloco Administrativo, localizado ao lado do terminal do bairro Pinheirinho, bem como nos supermercados Giassi (Centro e o de Santa Bárbara) e no Metropolitan Business Center até o fim da semana.
Na região Sul, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, também está engajado na importante ação solidária. Por lá, três locais foram designados como pontos de arrecadação. Caixas estarão disponíveis na biblioteca, no hall principal e na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans.