Se em casa, entre amigos e ou na relação entre colegas o respeito e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes opiniões e pontos de vista são importantes, no espaço universitário essa pluralidade não só é bem-vinda, como é fundamental. A educação precisa ser plural. Com foco nas conexões às mais variadas áreas do conhecimento, crenças, vivências e experiências, neste Dia da Educação (28/04), a Unesc chama a atenção para a pluralidade e o respeito aos diferentes pontos de vista. A temática é o mote da campanha especial alusiva aos 56 anos de história da Universidade, construída por meio da força da coletividade.
Na campanha que deve nortear as ações de celebração ao aniversário da Instituição nos próximos meses, a Universidade evidencia ainda mais o compromisso com o espaço para o diferente, o múltiplo, o controverso. “O respeito a todas as pessoas está entre as principais características da nossa Unesc, uma especial defesa da nossa gestão. Defenderei sempre o direito de múltiplas expressões, sejam elas quais forem, desde que com respeito. Tenho muito clara em minha mente a convicção de que é dessa forma que podemos somar, construir, verdadeiramente”, pontua a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, entusiasta da campanha.
A cultura de paz já estabelecida na Universidade, conforme Luciane, está intrínseca ao ambiente universitário e é algo a ser reforçado junto à comunidade acadêmica a cada oportunidade. “Ao chegar, já na recepção dos calouros ou novos professores e colaboradores, fazemos questão de deixar muito claro o nosso ponto de vista de que todos aqui têm voz. Jamais cercearemos a manifestação de opiniões diversas. Muito antes pelo contrário. Aqui não há espaço para preconceito de qualquer espécie. Estimulamos que, de maneira respeitosa, pacífica e organizada, todos possam somar pontos de vista, compartilhar vivências e, chegando a um ponto comum ou não, conviver em harmonia”, acrescenta.
O resultado desse forte posicionamento, de acordo com a reitora, fica evidente na parceria estabelecida com lideranças estudantis, políticas e do setor privado. “Todo o ecossistema, interno e externo, já sabe que somos múltiplos, que recebemos todas as pessoas, procuramos atender as demandas acadêmicas e comunitárias que estão em nosso alcance, buscar alternativas e pontos em comum, prezar pela excelência em toda a atividade que envolve a Instituição por respeitar e honrar muito essa tradição, e temos tido resultados expressivos com conquistas que, de fato, só são possíveis pela soma de esforços que não existiria se não estivéssemos verdadeiramente abertos ao diálogo”, pondera Luciane.
Mesa de diálogo sempre à disposição
Assim como nas antigas cidades da Grécia, onde os cidadãos discutiam com as lideranças e definiam de forma conjunta as questões da comunidade, conforme o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caion Alves, na Unesc há espaço para que os acadêmicos participem ativamente e estejam constantemente à mesa com a reitoria.
“Como lá no passado, quando a própria comunidade debatia com a dialética sobre onde deveria ser construído uma ponte ou não, por exemplo, nós como movimento estudantil, insistimos muito que os acadêmicos possam participar ativamente mesmo, fazer parte da espinha dorsal da Instituição, por isso está presente no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, destacou Caion.
Esse contato próximo, coroado por muita confiança mútua, para o presidente, é motivo de gratidão por parte dos estudantes. “Ficamos muito agradecidos por termos essa representação, por termos espaço, por termos voz. Isso tem um significado sem limites. Estamos juntos ativamente para participar, para conversar, discutir os pontos que temos a melhorar, os pontos que temos a construir e isso é sempre muito bem recebido por parte da Instituição”, garantiu a liderança, que expressa ainda o desejo de que essa relação se mantenha ao longo das gerações, preservando os interesses dos estudantes e as melhores entregas para eles.
Contato com o controverso faz parte da construção
Já estão no ar, no rádio, na TV e online, a campanha especial de aniversário na qual a Universidade faz questão de destacar o resultado dessa pluralidade que defende no DNA Institucional. Toda a comunidade poderá ouvir e assistir as peças publicitárias nas quais o objetivo principal é levantar a reflexão sobre como o olhar sob ponto de vista fixo inviabiliza a construção de um pensamento crítico pautado em uma visão de 360 graus.
“Para conhecer as diferentes faces de algo, é necessário estar em movimento. São os nossos múltiplos olhares que nos impulsionam para a melhor compreensão do mundo. Entre o respeito à individualidade e os trabalhos feitos em cooperação, surge o equilíbrio necessário para promovermos o bem comum”, cita um dos trechos da campanha.
A programação completa das comemorações de 56 anos da Unesc serão divulgadas nos próximos dias e devem se prolongar até o fim de 2024.