A manhã desse domingo (21/04) foi de intensa programação para os moradores do bairro São Marcos, em Criciúma. Junto a paróquia da comunidade, a Unesc levou orientações de saúde por meio de ação com estudantes do curso de Medicina. A ação contou com a participação da Liga Acadêmica de Urologia. Além das informações referentes ao Abril Lilás, mês de conscientização sobre o câncer de testículo, quem passou pelo local pôde realizar testes para aferição da pressão arterial e de glicemia.
Segundo Liliana Dimer, professora da disciplina de Interação Comunitária, do curso de Medicina, a ação teve como foco principal conscientizar os homens sobre o câncer de testículo. “São doenças específicas do público masculino e que ainda existe um tabu muito grande”,salienta a professora.
Ainda de acordo com Liliana, as demais pessoas da comunidade puderam ser beneficiadas com a atividade dos extensionistas, por meio de orientações gerais de saúde.
“Além disso, visando beneficiar a qualidade de vida das pessoas, a gente levou outras ações para a comunidade, com orientações de hábitos saudáveis”, destaca.
A aposentada Nacioni Urbano Magenis, se surpreendeu com a ação quando chegou na Igreja do bairro São Marcos. Ao medir a glicemia, percebeu que a diabetes estava um pouco alta. “Eu tenho diabetes e faço tratamento. Ontem estive comendo docinhos e deve ter sido isso que elevou minha dosagem de açúcar no sangue”, afirma.
Ela e o marido, também aposentado, Volnei Magenis, chegaram mais cedo na celebração preparada pela igreja e ficaram felizes com a ação dos acadêmicos.
“Não sabíamos que teria essa ação, achei excelente. Também já fui atendida na Unesc na parte de Medicina e foi um atendimento muito bom”, pontuou Nacioni.
Representando a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Universidade, responsável por acompanhar a ação, Lívia Giordani, fez uma análise do evento e disse que os resultados planejados foram obtidos.
“Estamos alcançando a missão da universidade comunitária. A comunidade local tem grande apreço pelo pelos serviços que a Unesc oferece dentro das comunidades e algumas pessoas até nos agradeceram por nossa presença na manhã de hoje”, destacou.