A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, levou à Conferência Livre Preparatória da 5ª Conferência Nacional de CT&I, no Rio de Janeiro, a contextualização do ecossistema de inovação de Santa Catarina e a importância das instituições Comunitárias com a experiência da Unesc. Realizado de forma híbrida na PUC Campus Rio nessa sexta-feira (19/04), o evento abordou a temática “A Contribuição das Instituições Comunitárias de Ensino Superior na CT&I e Extensão”.
Entre as experiências positivas compartilhadas esteve o recente case do Programa Universidade Gratuita, iniciativa do Governo de Santa Catarina que já beneficiou 28.500 estudantes em 2023 e, de forma gradativa, terá aumento de investimento, chegando a 71.250 estudantes atendidos em 2027. Compartilhou ainda informações sobre os investimentos e iniciativas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) com fomento para o fortalecimento da ciência e tecnologia, além do ecossistema de inovação do estado.
“O estado de Santa Catarina tem sido vanguarda nos investimentos em educação, inovação, ciência e tecnologia. As nossas Instituições Comunitárias representam a ancoragem para a viabilização destas políticas públicas. Falar da trajetória das nossas universidades comunitárias, mas sobretudo da nossa Unesc foi gratificante. Temos uma identidade pautada na colaboração coletiva com foco em objetivos comuns que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional”, destaca Gisele.
Em momentos como esse, conforme a pró-reitora, é possível compartilhar aquilo que vem mostrando resultados positivos na realidade da Unesc. “Também absorvemos muito daquilo que é apresentado pelas demais instituições participantes do evento. Neste encontro foi possível também conhecer as realidades das outras comunitárias frente ao qualificado legado no desenvolvimento da inovação, ciência e tecnologia de excelência por todo o país”, pontua ainda.
Na conferência, a pró-reitora apresentou a Unesc, seus números na Pesquisa, Extensão e Inovação, além de contextualizar as linhas de atuação, tanto na pesquisa quanto na prestação de serviços do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), um equipamento da Universidade que tem sido destaque pela excelência nos serviços desenvolvidos.
Outro ponto apresentado foi o hub de inovação da Instituição, o Unesc Connect, vinculado à Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unesc. “Nosso objetivo é conectar pessoas às oportunidades por meio das comunidades temáticas. Hoje temos projetos estruturantes que contribuem significativamente na formação de novos empreendedores por meio da Jornada Empreendedora, a pré-incubação de idéias, a incubação de novos negócios e com iniciativas para o fortalecimento dos já existentes”, ressalta
O foco da participação na conferência foi apresentar as universidades comunitárias catarinenses e as experiências da Unesc. Foi ressaltada a estrutura institucional para apoiar o desenvolvimento de soluções de pesquisa e desenvolvimento para atender as necessidades do sistema produtivo. “A Unesc construiu a sua história respondendo às necessidades do seu contexto. Nossos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e os mestrados e doutorados são a prova das especialidades que cada qual responde aos diferentes segmentos da sociedade. Assim, nossos programas e projetos reforçam essa característica da universidade em investir esforços na transformação social por meio da educação, ciência e tecnologia de excelência, tendo a inovação como eixo transversal em tudo o que fazemos”, reforça a pró-reitora.
A 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada e m Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho.