Em preparação para a 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), lideranças acadêmicas de todo o país estiveram reunidas nesta quinta-feira (11/04) no Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop). Representando o segmento das Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias, a pró-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, integrou a mesa de debates e trocas de experiências realizada na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), em Brasília.
Conforme Gisele, a programação qualificada contou com a participação do novo diretor do programa de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor doutor Luiz Pessan, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atual coordenador das Engenharias II. Na oportunidade o novo diretor com a sua equipe esclareceu a metodologia utilidade pela CAPES para a distribuição de bolsas Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosuc) no país.
Na ocasião, algumas experiências foram compartilhadas por meio de painéis. “Conhecemos a experiência da Universidade Federal de Pernambuco referente ao Programa de Residência Tecnológica, uma oportunidade para aproximação da pós-graduação do setor produtivo, um foco na preparação de mestres e doutores para atuarem no mundo do trabalho, além da atuação na academia”, destaca.
Outro destaque da programação, conforme a pró-reitora, foi o painel da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) sobre os serviços digitais que podem ser oferecidos gratuitamente para o fortalecimento da pós-graduação brasileira.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) também esteve presente no encontro. “Os técnicos apresentaram as ferramentas digitais para o compartilhamento das pesquisas brasileiras e outras tecnologias digitais de suporte a pesquisa”, acrescenta.
Ainda na agenda na capital federal, outra atividade de grande relevância foi o painel no qual foi apresentado o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), para o qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) deve lançar novo edital para a seleção de bolsistas em breve.
De acordo com Gisele, o encontro se encerrou com o compartilhamento de experiências de inovação na pós-graduação em parceria com o setor produtivo, uma experiência da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
“O dia foi enriquecedor, pois foi possível ampliar o olhar sobre como a Capes, ancorada no Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG), está direcionando seus esforços para o futuro da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil”, avalia.