Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc é vanguarda na promoção da saúde comunitária 

Dia Mundial da Saúde: Histórias como a de Albertina Rech Honorato e Dioni dos Santos Nunes demonstram o valor dos serviços prestados por meio da Universidade em prol do bem-estar da comunidade (Foto: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A Unesc, que se destaca por promover e incentivar ações positivas, desempenha um papel importante em diversas áreas, com especial relevância na saúde. No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo (7/04), a Universidade não apenas se une à comunidade para comemorar os avanços em prol do bem-estar social, mas também reafirma seu compromisso com a saúde pública e o aprimoramento do bem-estar da população.

Neste sentido, o grande case da Universidade é as Clínicas Integradas de Saúde, espaço que reúne a oferta de atendimentos em diferentes especialidades médicas, além de serviços de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, reabilitações de diversas ordens, Farmácia Escola e Farmácia Solidária, entre outros.

Para ter ideia da dimensão destes atendimentos juntos à comunidade, em 2023 as Clínicas prestaram atendimento para 178 mil pessoas. Esse número, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, representa a presença constante e ativa da Universidade junto à comunidade. “A Unesc é uma Instituição inclusiva e dedicada a todos, que oferece educação de excelência ao mesmo tempo em que mantém um forte compromisso comunitário. Fundamentada em valores e princípios sólidos, a Unesc prioriza a promoção da qualidade e sustentabilidade do ambiente em que estamos inseridos”, comenta.

A constante atualização, o contato com as melhores práticas institucionais e os mais renomados professores e pesquisadores, conforme Luciane, estão entre as prioridades para que os serviços oferecidos sejam sempre qualificados, com a marca de excelência da Unesc. “A parceria da Universidade monstra nosso potencial e nosso compromisso com a excelência e com a comunidade. Este dia é de suma importância, pois celebra a saúde, um poderoso agente de transformação e cuidado”, enaltece a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A história de Albertina Rech Honorato, 60 anos, moradora de Criciúma diagnosticada com Fibromialgia, reflete o impacto positivo dos serviços de saúde da Unesc na vida das pessoas. Seu testemunho ecoa entre centenas de casos especiais vivenciados diariamente na Instituição. 

“Anteriormente, trabalhava principalmente como faxineira, mas devido às minhas condições de saúde, não consigo mais desempenhar essa função. Também já trabalhei como babá e em uma padaria, experimentando diferentes tipos de emprego ao longo do tempo. No entanto, enfrento desafios para continuar nessas áreas devido às minhas dores persistentes. Apesar das dificuldades, estou progredindo consideravelmente no meu tratamento. Aqui o atendimento é excelente. Ainda há obstáculos a superar, mas estou determinada a melhorar minha qualidade de vida”, relatou ela, enquanto era atendida no Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf), que no ano passado realizou 2.510 atendimentos.

O caso de Albertina é uma das centenas de relatos especiais vivenciados diariamente na Unesc. Dioni dos Santos Nunes, 39 anos, residente em Criciúma, é mais do que um mecânico de motos; ele é um verdadeiro exemplo de resiliência e determinação. Após um grave acidente de motocicleta que resultou em uma tetraplegia espástica, ele enfrentou muitos desafios, mas sua jornada de recuperação é um testemunho de força e superação.

A batalha dele foi marcada por inúmeras complicações, incluindo nove infecções hospitalares durante os 56 dias em que esteve em coma e os seis longos meses de internação. Chegou a pesar apenas 34 quilos e passou quatro anos em uma cadeira de rodas.

Encaminhado pelo posto de saúde do bairro, Dioni foi submetido a um tratamento intensivo no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc, que somente no ano passado realizou 11.430 atendimentos. 

A qualificação e o empenho dos profissionais, junto da determinação incansável do paciente em superar as adversidades, se transformaram em um resultado surpreendente. “Recebi um tratamento de alta qualidade e com a dedicação dos profissionais, comecei minha jornada de recuperação. O tratamento incluiu não apenas fisioterapia convencional, mas também fisioterapia pulmonar e tratamento cognitivo, elementos essenciais para minha reabilitação completa”, conta.

Hoje, quase oito anos após o acidente, Dioni não só consegue andar e pedalar, mas também frequenta a academia regularmente há quatro anos, demonstrando uma incrível melhora no que diz respeito à força e à mobilidade. “Graças ao apoio e tratamento recebidos, não apenas recuperei minha capacidade de respirar e realizar movimentos perdidos, mas também encontrei uma nova determinação para viver plenamente”, disse.

 

Necessidades das comunidades

Conforme a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, a Universidade não apenas oferece serviços de saúde à comunidade, mas também integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como pilares fundamentais. “Ao oferecer uma diversidade de serviços médicos, as clínicas se destacam como uma retaguarda para os Municípios, atendendo às necessidades da comunidade de forma abrangente e acessível”, destaca.

“Nós consideramos o bem-estar holístico das pessoas, levando em conta o contexto em que vivem, e os diversos fatores que influenciam sua saúde. Nas Clínicas Integradas, nosso foco é a integralidade do indivíduo, abordando todas as áreas relevantes de suas vidas. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de um trabalho que integra cuidados clínicos, educação, Pesquisa e Extensão comunitária”, comentou Carine.

Outro grande destaque, conforme Carine, é o serviço oferecido na Farmácia Solidária, uma iniciativa sem fins lucrativos que distribuiu, gratuitamente, mais de R$ 1,5 milhão em medicamentos no último ano, beneficiando milhares de pessoas. 

“Este projeto exemplifica o espírito de generosidade e solidariedade que permeia a Unesc, na qual estudantes e professores têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos em prol do bem comum”, observa ainda a reitora.

 

Programação especial alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Além dos atendimentos nas Clínicas e na Farmácia Solidária, a Unesc oferece uma variedade de palestras e atividades para marcar o Dia Mundial da Saúde. Na segunda-feira (8/04), serão realizadas apresentações de trabalhos pela manhã e, à tarde, a nutricionista Fabiane Fabris ministrará uma palestra sobre alimentação saudável. À noite, haverá uma palestra de abertura com a Casa Guido, abordando o Programa de Diagnóstico Precoce do câncer em crianças e adolescentes.

Já na terça-feira (9/04), as atividades continuam com palestras sobre saúde da população preta, parda e indígena, saúde mental e medicina canabinoide. Confira a programação:

 

Segunda-feira (8/4):

8h – Início da Jornada da Saúde com apresentação de trabalhos.

14h- No Auditório Ruy Hulse, a nutricionista Fabiane Fabris irá abordar o tema “Como Montar um Prato Saudável e Alimentos Ricos em Sódio”.

19h – Palestra de Abertura com Casa Guido: “Programa Diagnóstico Precoce na Busca Ativa da Cura do Câncer em Crianças e Adolescentes”, também no Auditório Ruy Hulse.

 

Terça-feira (9/04):

9h – Palestra no Auditório Realidade Mista, no Bloco S, sobre “Diálogos sobre a Saúde da População Preta, Parda e Indígena: Desafios e Previsões” com Janaina Vitorio e Maria Madalena.

13h30: No mesmo local, a palestra “Vamos Falar sobre Saúde Mental?” ministrada por Paola Galeli, seguida de atividade com a residência em frente às clínicas.

19h- Palestra sobre “Medicina Canabinoide: Onde Estamos e Como Venceremos o Estigma?” com Flavia Rigo, Luiz Fontana, Rafael Bitencourt, Patricia Amaral e Pryscila Dropa, também no Auditório Realidade Mista.

Além disso, estão programadas mesas redondas e outras palestras até o dia 13 de abril.

 

Atendimentos nas Clínicas Integradas em 2023

Serviço de Medicina: 13.092 atendimentos.

Serviço de Odontologia: 8.435 atendimentos.

Serviço de Enfermagem: 38.153 atendimentos.

Serviço de Fisioterapia: 8.322 atendimentos.

Serviço de Nutrição: 1.395 atendimentos.

Serviço de Psicologia: 7.492 atendimentos.

Serviço de Biomedicina: 198 atendimentos.

Farmácia Escola: 50.546 atendimentos.

Farmácia Solidária: 25.521 atendimentos.

Valor de Medicamentos Doados: R$ 1.608.526,52.

Suporte Básico de Vida (SBV) em Saúde (SOS): 1.352 atendimentos.

Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (Nupac-ST): 2.711 atendimentos.

Serviço Especializado em Reabilitação Cardiopulmonar (SERC): 6.683 atendimentos.

Centro Especializado em Reabilitação II (CER II): 11.430 atendimentos.

Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf): 2.510 atendimentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *