Desde o dia 6 de março, quando a Receita Federal anunciou as novas regras para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o curso de Ciências Contábeis da Unesc passou a receber diversas dúvidas por parte da população.
Para atender esta demanda, a Universidade mantém há 15 anos o projeto Imposto de Renda na Praça, ação que, além de orientar as pessoas quanto ao preenchimento correto da declaração, amplia o debate sobre a captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência e para o Fundo do Idoso.
As ações do projeto de Extensão iniciou na noite dessa terça-feira (2/04), com o Imposto de Renda no campus da Universidade. Em 2024, a iniciativa será promovida mais uma vez na Praça Nereu Ramos, no dia 6 de abril, das 8h30min às 12h. Uma novidade para este ano é a realização do Imposto de Renda no Paço Municipal, ação que acontece nesta quinta-feira (4/04), das 13h às 17h. Já no dia 13 de abril, a atividade acontece na Praça Hercílio Luz, em Araranguá, das 8h30 às 12h.
“A Unesc faz a diferença com a Graduação Multi e com ações que unem a prática e a teoria em benefício da sociedade. Por mais que existam as tecnologias, precisamos dos profissionais comprometidos e qualificados para nos orientar com relação à Declaração do Imposto de Renda, pois são os contadores que nos dizem como proceder. A nossa Universidade é comprometida com a comunidade e este projeto de Extensão é mais uma prova disso”, salienta o pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin.
A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC) e Associação Empresarial Empresarial de Criciúma (Acic).
“Fizemos parte de uma Universidade Comunitária que tem um papel social significativo em nossa região. É por isso que fizemos esta Extensão e levamos o conhecimento desenvolvido pelos professores junto aos estudantes em sala de aula para a prática. Além de agregar na formação do acadêmico, é possível aprender com a comunidade por meio de uma troca muito rica”, fala a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin.
Destinação
Durante o Imposto de Renda na Praça a população ainda receberá informações sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais.
Quem optar pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago.
Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante da restituição.
“Agradeço a Unesc por abrir as portas e realizar uma ação como esta, pois ela faz muita diferença. Essas crianças dependem de nós e esses recursos são de graça, não vamos pagar nada por isso, somente fazer a destinação correta”, ressalta o presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Vladimir Teixeira.
Atendimentos na Unesc
Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda pode entrar em contato diretamente com o NAF. O núcleo é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.
O NAF está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Universidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail naf@unesc.net ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.