Acadêmicos de diversas regiões do Brasil deram início aos estudos no MBA em Excelência Operacional com ênfase em Engenharia de Produção, mediado por tecnologia. O curso, resultado de uma parceria entre a Unesc e a Empresa Produttare, tem como objetivo capacitar colaboradores de grandes empresas nacionais em técnicas avançadas de gestão e produção, e iniciou nessa terça-feira (19/03).
A aula inaugural do programa reuniu um grupo de colaboradores de empresas, incluindo Bruning; M. Schilling Indústria de Equipamentos Ltda; Caimi & Liaison; Tramontina Multi; Vital (IPS ind Petroquímica do Sul); Bertolini Eviva; Tramontina Belem; Ringfeder; Rohden vidros; Altona; Indutar Tecno Metal; Ipiranga; e AFM Acearia Frederico Missner (metalúrgica).
As boas-vindas aos estudantes foram proferidas pela Unesc por meio da coordenadora do setor de Pós-Graduação Lato Sensu, Mágada Tessmann. Representando a Produttare, marcaram presença o CEO, Junico Antunes, o sócio consultor, Ivan de Pellegrin, e os consultores Ana Zilles e Thiago Morais Menezes.
O MBA tem como principal proposta instrumentalizar e capacitar os colaboradores das organizações para suportar o processo de melhoria contínua do Sistema de Produção, dentro do modelo de referência do Sistemas de Produção Enxuta. Essa proposta e modelo tem como bases os princípios do Lean Manufacturing (manutenção enxuta), potencializados pelos princípios da Teoria das Restrições às dimensões competitivas da Estratégia de Operações e pela abordagem de Unidades Estratégicas de Negócios.
Experiência
As aulas do MBA acontecem virtualmente, preferencialmente às terças-feiras, das 19h às 22h, permitindo a participação síncrona de empresas e acadêmicos de todo o país. O programa terá duração de nove meses, incluindo um encontro presencial para o compartilhamento das experiências reais de cada acadêmico, a partir do conhecimento construído durante o curso.
Conforme Mágada, a Unesc, por ter caráter comunitário e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico, atende demandas da comunidade regional, estadual, nacional, com alcance internacional, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. “Assim, a pós-graduação lato Sensu da Instituição cumpre seu papel, propagando o conhecimento a partir de experiências e instrumentalização dos profissionais atuantes no mercado de trabalho”, destaca.