A Unesc realiza entre os dias 10 e 13 de setembro de 2024 o 5º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que terá como tema “Vidas em Risco e Crise Climática”. Como nas edições anteriores, as principais atividades serão: conferências, mesas redondas, Grupos Temáticos (GTs) e minicursos.
O período de inscrição para os Grupos de Trabalho encerra no próximo dia 31 de março, sendo que cada proposta deve ter, no mínimo, dois e, no máximo, três coordenadores. Todas as informações sobre a submissão de trabalhos, assim como o cronograma do evento podem ser acessadas no site: ibero@unesc.net.
“É uma honra para a Unesc sediar o 5º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Este evento não apenas consolida a posição da nossa Universidade como referência em Pesquisa, mas também proporciona uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de diferentes países trocarem conhecimentos e experiências”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A iniciativa, que volta ao formato presencial em 2024, abrange uma ampla gama de áreas, entre elas, ciências agrárias; biológicas; humanas; sociais aplicadas; debates sobre a crise climáticas; engenharias; entre tantas outras.
Tema proposto
O coordenador-geral do evento, Carlos Renato Carola salienta que, em cada edição, a Comissão Organizadora define um tema geral da programação, conforme a percepção dos problemas socioambientais em âmbito regional e mundial.
“Nós, que atuamos no campo da educação e da pesquisa, temos consciência de que a crise climática é, provavelmente, o maior desafio da história da humanidade e, apesar das controvérsias, podemos facilmente, não somente ver e sentir os impactos das mudanças do clima em nossa vidas, como também constatar a devastação ambiental permanente dos últimos ecossistemas de nossas cidades. Por isso, na edição deste ano, o tema proposto e aprovado é ‘Vidas em Risco e Crise Climática’”, explica.
O Ibero Unesc, evento internacional da Universidade, é organizado a cada dois anos desde 2014 com a participação de pesquisadores de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros da península ibérica (Portugal e Espanha), além da América Latina.