Com o apoio da Unesc, a equipe Alpha, formada por estudantes da Escola Sesi de Criciúma, conquistou o vice-campeonato da etapa nacional da competição da F1 in Schools, competição mundial promovida pela Fórmula 1, que visa estimular jovens a seguir carreira na área no desenvolvimento de projetos de engenharia automobilística. A disputa ocorreu recentemente em Brasília (DF), durante o Festival Sesi de Robótica. A segunda colocação deu direito aos catarinenses a uma vaga para participar do mundial F1 in Schools.
A Alpha conquistou três premiações técnicas individualizadas: apresentação de regras; de Marketing; e de Patrocínio. Com isso, também trouxe o segundo lugar da competição para Criciúma e para a Universidade. Os alunos do Sesi Criciúma, defenderam as cores de Santa Catarina na competição da F1 in Schools, disputando com mais 50 times que envolveram cerca de dois mil competidores de todo o país. O evento ainda registrou um público visitante de aproximadamente 28 mil pessoas.
Apoio à comunidade
A Unesc, Universidade Comunitária, está com as portas abertas para apoiar as iniciativas da nossa região. Por isso, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, destacou que a Unesc apoiou a equipe Alpha no aprimoramento do protótipo, por meio da utilização do túnel do vento, sob orientação do professor Estevan, do curso de Engenharia Mecânica da Unesc.
“Estamos felizes com a conquista dos estudantes do Sesi e satisfeitos com a nossa contribuição para a conquista desse título nacional obtido pela equipe Apha. Nossa estrutura física e intelectual sempre estará a serviço da comunidade”, comentou Gisele.
Gratidão à Unesc
O professor do Sesi e orientador da equipe Alpha, Cleber Marinho, considerou o Campeonato Nacional de Robótica uma experiência fantástica. “Nós, enquanto Sesi Criciúma, já temos uma uma característica bem forte, bem marcante no torneio da Fórmula 1, com títulos e representações em etapas mundiais. A parceria com a Unesc é extremamente importante, principalmente na parte técnica onde os nossos estudantes, ainda do Ensino Médio, conseguem ter acesso às tecnologias que a Universidade disponibiliza à comunidade. Essa união de forças fez toda a diferença”, ressaltou.
Marinho ainda destacou que contar com o conhecimento do professor Estevan da Engenharia Mecânica foi fundamental. “A Unesc nos apoiando e abrindo as portas é extremamente vital para o sucesso do nosso projeto, além de ser uma forma de divulgar aos nossos alunos e futuro universitários toda a infraestrutura oferecida para os cursos de Engenharias”, frisou.
Contribuição da Unesc
O carro projetado pela equipe Alpha atingiu a segunda marca da competição ao atingir um tempo médio de 1,200s. Esse desempenho foi alcançado graças aos estudos desenvolvidos e testes realizados com a orientação do professor do curso e especialista em Mecânica dos Fluidos, Estevan Grosch. “Para o aperfeiçoamento do protótipo de Fórmula 1, conduzimos os experimentos de aferição das qualidades aerodinâmicas dos carrinhos de corrida para a competição nacional dos alunos do Senai, utilizando experimentos de aerodinâmica realizados no túnel de vento, ferramenta disponível para pesquisa e aulas práticas dos cursos de Engenharias”, destacou.
Túnel de vento
A Unesc possui um equipamento desenvolvido por professores do curso de Engenharia Mecânica, com um comprimento de sete metros e um contrator de 1,8m. Ele permite que um exaustor de 1,2 m de diâmetro, produza um vento de 70 km/h de velocidade. Com uma seção transversal de teste de 700mm, possibilita estudos e simulações aerodinâmicas de veículos, estruturas e construções. O Túnel de Vento da Unesc é único no Sul de Santa Catarina para os estudos aerodinâmicos.
Competição mundial
A equipe Alpha está oficialmente classificada para competir na etapa mundial da competição, contra mais de 60 times do mundo todo. O evento internacional ainda não tem data nem local definidos, mas a expectativa é que aconteça em novembro.