O Espaço Cultural Toque de Arte, da Unesc, abre a temporada de 2024 com a exposição “Versatilidades”, do artista Luis Fernando Siqueira, conhecido como L.S. Chibita. As obras ficarão expostas no Bloco Administrativo da Universidade até o dia 22 de abril.
Artista há pelo menos 30 anos, Chibita expõe no Toque de Arte pela segunda vez, porém é a primeira de forma individual. “A exposição anterior foi realizada junto a um coletivo”, cita.
Ele explica que “Versatilidades”é uma exposição eclética, em que ele mostra tudo o que faz, passando pelo abstrato; pinturas de paisagem; natureza morta; entre outros. “Esta exposição, que conta com 22 quadros, mostra que sou eclético”, conta.
“Para nós artistas é muito interessante ter este espaço na Unesc, pois eu tenho 30 anos de arte, e aqui podemos apresentar o nosso trabalho para aqueles que estão iniciando”, pontua.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, salienta que, ao visitar a exposição, percebeu a sensibilidade do artista por meio das obras. “Quando alguém decide estar conosco, nos toca. Ao circular aqui, vi que ele tem identidade e uma sensibilidade que nos toca, e a arte é isso: transcender o que todos fazem. Quando uma Universidade como a nossa tem este espaço de arte, ela quer dizer que é um lugar de todos e sendo um lugar de todos, precisamos entender que é um plural, diverso e que precisa encontrar guarida no coração das pessoas”, ressalta.
“Vivemos uma vida corrida, frenética, envolvidos com o digital e, muitas vezes, não paramos para olhar o que temos ao nosso lado. Quando olhamos para a arte, significa que não são simplesmente traços, mas sim inspiração, algo que não se faz ao acaso, é da observação, do olhar para dentro de si e para o outro”, acrescenta.
Calendário de exposições do Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc 2024:
14/03 a 22/04: “Versatilidades”, de L.S. Chibita
25/04 a 20/05: “No íntimo da natureza: diálogos entre superfícies”, de Hilda Maziero
23/05 a 10/06: “Pequenas colunas de mulheres que não mais se permitem a ferida”, de Diomedes Niebuhr
13/06 a 30/07: “O mini monumental”, do coletivo “As Catarinas”
8/08 a 30/09: “Mostra de artistas criciumenses (Re)pensar: homem – vida – natureza”
32/10 a 4/11: “Minha infância & felizes humanos”, de Dudu Rodrigues
7/11 a 16/12: “Vida – viagem intergaláctica. Destino: alma”, de Ricardo do Rosário