Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Ciências Contábeis recebe colaborador de
multinacional de tecnologia para Aula Magna

Aproximadamente 300 pessoas, incluindo acadêmicos, professores e estudantes do curso técnico do Cedup, participaram da ação no Auditório Ruy Hülse. (Fotos: Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc)

Diante da acirrada competitividade do mercado, se destacar por meio da inovação e integração é essencial. Com o intuito de inspirar novos talentos, o curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu a aula inaugural nesta terça-feira (12/03), porque reconhece a crescente influência da otimização dos processos nas empresas do setor contábil.

O tema abordado, “Tendência de Mercado na Contabilidade”, foi ministrado pelo gerente sênior de marketing da empresa Thomson Reuters, Adriano Ferreira, e pela gerente de Recursos Humanos, Juliana Lorenzi. O encontro, que deu início ao ano letivo de 2024, destacou as Tecnologias da Informação e o uso da Inteligência Artificial na Contabilidade. 

De forma remota, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta ressalta a importância da aula inaugural. “Além da tradição e da solidez de 49 anos de história do curso de Ciências Contábeis, também celebramos a inovação e a qualidade, que são características essenciais da Instituição e da formação do curso”, cita.

“A história da Universidade é marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso com o desenvolvimento profissional. A abordagem prática é central na matriz curricular, que conecta teoria e prática. A missão da Unesc transcende a formação de contadores; preparamos líderes, empreendedores e agentes de mudança com competência técnica e ética profissional”, conclui a reitora.

A coordenadora Andréia estendeu cumprimentos a todos os presentes, em especial as empresas parceiras do curso de Ciências Contábeis, a Thomson Reuters, o e o Cedup. Também aproveitou o mês alusivo às mulheres para parabenizar as acadêmicas, que representam cerca de 67% de todos os estudantes do curso. 

Trajetória e Indicadores de Qualidade 

Andreia recorda que a graduação contábil surgiu de uma demanda da sociedade por profissionais capazes de atuar em diversas áreas das organizações. “Para atender às necessidades da região, foi criado o Balcão de Oportunidades Contábeis (BOC), projeto concebido pelos professores, Mila Lúca e Manoel Menegali. Em 2023, foram encaminhados cerca de 220 estudantes ao mercado corporativo”, destaca.

“O curso de Ciências Contábeis da Unesc dispõe de uma estrutura singular, com o moderno Centro de Práticas Contábeis, que proporciona acesso a tecnologias empregadas tanto na esfera pública quanto na privada. E conta com um corpo docente formado por profissionais experientes em suas áreas, sempre em busca de atualizações nas práticas contábeis”, menciona a coordenadora Andrea.

A credibilidade do curso também é sustentada por diversos indicadores. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um curso de excelência, em 2022,  obteve nota quatro, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ainda de acordo com o Ranking de Universidades da Folha de São Paulo (RUF), o curso figura entre os dez melhores de uma universidade comunitária do Brasil e está na 21ª posição entre os cursos de Ciências Contábeis em Santa Catarina.

“Devo toda a minha formação acadêmica à Unesc”, mencionou o  presidente da Sindicont, que recordou já estar na posição de estudante. Egresso do curso de Ciências Contábeis e pós graduado em Gestão Tributária, Eduardo desejou boas-vindas aos presentes. “Tenho convicção de que não será uma jornada fácil, sendo assim, façam bom uso do tempo, valorizem a gestão e agarrem todas as oportunidades. Se sintam acolhidos para os melhores anos de suas vidas”, mencionou ele.

“O sindicato, em parceria com a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), está de portas abertas por meio do projeto de Formação Continuada, pronto para auxiliá-los na capacitação e profissionalização”, acrescentou  o presidente.

Tendências contábeis

O palestrante Adriano Ferreira compartilhou a história e os investimentos do empreendimento, que tem sede em Criciúma. Um dos produtos da empresa local, a Soluções Domínio, é especializada no desenvolvimento de sistemas para automatizar empresas. Atende exclusivamente consultórios contábeis, com 39 unidades de negócios em todo o país, totalizando 40,4 mil clientes e lidera o fornecimento de software para o setor.

Adriano explica que a profissão contábil necessita de abordagens estratégicas. “Os contadores assumem atualmente papeis de consultores e parceiros dos clientes, por isso a importância de  interação facilitada entre ambos. É fundamental promover uma abordagem mais consultiva e  se adaptar às legislações locais onde os clientes operam. Os produtos e serviços devem abordar as tendências do mercado contábil, como a automação de processos manuais em escritórios, integração de sistemas, criação de ecossistemas e plataformas. No mundo empresarial, a função do contador é indispensável”, considera Ferreira, em sua fala aos convidados.

Conforme a presidente do Diretório Acadêmico, vivemos em um momento de rápidas  transformações. “ A contabilidade assume um papel ainda mais estratégico nas organizações. Demandas e expectativas sobre os profissionais contábeis estão em constante evolução”, exclama Emyli.

O palestrante é Bacharel em Ciência da Computação pela Unesc e possui especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco, bem como um Marketing Estratégico Digital (MBA), pela Faculdade Educa Mais. Além disso, possui uma especialização Lato Sensu em Educação pelo Centro Universitário da Grande Dourados e é Bacharel em Teologia. Com mais de vinte anos de experiência na Thomson Reuters, ocupou diversas posições até se tornar gerente sênior de marketing.

A Professora Mila Lúcia conduziu uma dinâmica com os convidados e, de forma alegre, celebrou o aniversário da coordenadora Andreia, aproveitando também para divulgar o encontro “Contabilizando Saúde”, marcado para o dia 4 de maio. Nesse contexto, foi dada abertura às comemorações dos 50 anos do curso de Ciências Contábeis, que será celebrado em 2025. Serão dois anos dedicados às celebrações desta graduação, que já formou mais de 3,3 mil pessoas em todo o território nacional e em outros países.

Também participaram do encontro a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andreia Cittadin; a coordenadora-adjunta Mila Lúcia Ferreira Guimarães; a presidente do Diretório Acadêmico Luca Bartolomeo Paciolli, Emily Terezinha Barreto Pereira; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e região (Sindicont), Eduardo Maccarini; além de acadêmicos,  professores e estudantes do curso técnico do Cedup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *