O professor do curso de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, realizou uma visita acadêmica e cultural na Espanha, culminando no lançamento de sua mais recente obra, “Ensayos de Teoria del Derecho y Filosofia Política”, publicada em Madrid pela editora Dykinson no ano de 2023.
A primeira agenda começou com uma conferência na Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla. Sob o tema “Teoria Critica del Derecho y Derechos Humanos”, o professor discorreu sobre os fundamentos de sua obra, proporcionando uma experiência enriquecedora para estudantes de mestrado, doutorado e pesquisadores convidados.
“Além da palestra inaugural, ministrei um módulo intitulado Teoria Critica y Pluralismo Juridico, no programa de mestrado em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo, na Universidad Pablo de Olavide, também em Sevilla”, descreveu ele.
O ápice da visita foi o lançamento oficial do livro na Livraria La Fuga, na cidade de Sevilha, em um evento que reuniu acadêmicos, estudantes e entusiastas do pensamento jurídico e filosófico. O lançamento foi realizado em fevereiro e foi marcado por debates, autógrafos e uma troca de ideias.
“Também estive em Madrid, na Espanha, onde realizei uma conferência no Instituto Complutense de Estudos Jurídicos Críticos, na Universidad Complutense de Madrid, abordando o tema Una Mirada Critica y Pluralista del Derecho desde America Latina”, comentou.
O encerramento da programação ocorreu no Seminário de Teorias Críticas, organizado pelo Instituto de Derechos Humanos Gregório Peces-Barba de la Universidad Carlos III de Madrid, em 27 de fevereiro. “A conferência sobre “Teoria del Derecho y Filosofia Política: Dimensão Material e Ideológica proporcionou uma análise aprofundada dos temas centrais do livro, promovendo um diálogo crítico e pluralista”, disse o professor.
pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, essa integração fortalece a Instituição e promove colaborações e projetos conjuntos. “A atuação da Unesc se estende regionalmente, mas se projeta internacionalmente. Acreditamos firmemente que é dessa maneira que nos transformamos, tornando-nos não apenas uma Instituição de excelência, que atua fortemente na região, mas também compartilhando ativamente nossas conquistas e contribuições com a comunidade, seja elas por meio de convênios, parcerias ou visitas”, menciona.
Quadrienal
No ano passado, a Universidade iniciou o Fórum da Quadrienal com foco na internacionalização. A proposta é criar e implementar programas de estudos internacionais para estudantes interessados em conhecer outras culturas, além de convidar docentes e pesquisadores estrangeiros para participar de eventos educacionais mediados por tecnologia, como seminários e conferências. Além disso, pretende-se estabelecer parcerias com instituições de ensino estrangeiras para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, de modo híbrido.
A ideia é ainda criar oportunidades para que os discentes estabeleçam conexões entre problemas locais e globais e promover a mobilidade virtual por meio de trabalhos online com universidades parceiras. A proposta é que nesse primeiro momento o projeto seja ofertado para a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), mas pode ser aberto a graduação.
O projeto é fruto da parceria entre a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Escritório de Relações Internacionais da Unesc.