A parceria da Unesc com a comunidade de Criciúma deve se fortalecer ainda mais em um futuro próximo. Nesta terça-feira (24/8), a reitora, Luciane Bisognin Ceretta e membros da equipe da gestão universitária, visitaram a Associação Beneficente Abadeus e dialogaram com diretores do local sobre como a Universidade pode auxiliar, por meio de sua expertise, com o trabalho realizado com centenas de crianças, jovens e adultos pela instituição.
A reitora da Unesc, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e a chefe de gabinete, Suelen Rosa Biz, foram recepcionadas pela diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro e pelo gerente de Inovação, Maicon Canever. Durante a visita, além de conhecer as instalações da associação, a equipe da Universidade foi presenteada com a apresentação musical de estudantes do projeto Sinfonia de Talentos, e de canto, dos alunos do Centro de Educação Infantil Educando para o Futuro.
A comitiva da Unesc conheceu ainda o Centro de Inovação Social da Abadeus (Cisa), espaço inaugurado em abril de 2021 e pioneiro no estado. O projeto tem como objetivo promover a cultura da inovação e do empreendedorismo através da capacitação e conexão de pessoas ao conhecimento, pensamento criativo e ao futuro, gerando impacto social, valores e oportunidades. O Cisa já possui 250 alunos.
A Unesc já é apoiadora do trabalho da Abadeus, realizando inclusive, projetos e ações em parceria. Agora, a intenção é fortalecer ainda mais este laço, segundo a reitora. “Toda essa estrutura que a Abadeus oferece na perspectiva de transformar as vidas que passam por aqui, por meio da educação, da formação técnica, dos incríveis projetos de aprendizagem. Temos certeza que teremos grandes projetos entre a associação e a nossa Unesc, para que tenhamos um ecossistema de inovação mais forte. As experiências inovadoras realizadas aqui têm uma conexão forte com a educação inovadora que a Universidade faz”.
Para a pela diretora executiva da Abadeus, ter a Unesc ao lado da instituição irá agregar muito ao trabalho realizado, além de inspirar iniciativas de outros parceiros. “Este apoio da Universidade nos ajuda a defender que apostar em educação para transformar vidas e gerar oportunidades, não é gasto, mas investimento. O que fazemos aqui não é assistencialismo, é entregar ferramentas para que pessoas em situação de vulnerabilidade, possam ser protagonistas do seu próprio futuro”.