Com o tema “Vidas em Risco e Crise Climática”, a Unesc realiza neste ano o 5º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. A abordagem será amplamente debatida entre os dias 10 e 13 de setembro durante o evento que ocorre de forma presencial. Como nas edições anteriores, as principais atividades serão: conferências, mesas redondas, Grupos Temáticos (GTs) e minicursos.
“É uma honra para a Unesc sediar o 5º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Este evento não apenas consolida a posição da nossa Universidade como referência em Pesquisa, mas também proporciona uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de diferentes países trocarem conhecimentos e experiências”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A iniciativa, que volta ao formato presencial em 2024, abrange uma ampla gama de áreas, entre elas, ciências agrárias; biológicas; humanas; sociais aplicadas; debates sobre a crise climáticas; engenharias; entre tantas outras.
“A Unesc tem como missão fomentar o desenvolvimento científico e cultural da região, e sediar o congresso reforça o nosso compromisso com a promoção do conhecimento e o intercâmbio acadêmico. Estamos ansiosos para receber pesquisadores, professores e estudantes de diversos lugares, construindo juntos um ambiente de aprendizado colaborativo e inspirador”, acrescenta Luciane.
Tema proposto
O coordenador-geral do evento, Carlos Renato Carola salienta que, em cada edição, a Comissão Organizadora define um tema geral do evento, conforme a percepção dos problemas socioambientais em âmbito regional e mundial.
“Nós, que atuamos no campo da educação e da pesquisa, temos consciência de que a crise climática é, provavelmente, o maior desafio da história da humanidade e, apesar das controvérsias, podemos facilmente, não somente ver e sentir os impactos das mudanças do clima em nossa vidas, como também constatar a devastação ambiental permanente dos últimos ecossistemas de nossas cidades. Por isso, na edição deste ano, o tema proposto e aprovado é ‘Vidas em Risco e Crise Climática’”, explica.
Carola lembra ainda que o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento internacional da Unesc, é organizado a cada dois anos desde 2014 com a participação de pesquisadores de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros da península ibérica (Portugal e Espanha), além de América Latina.
“Trata-se de um espaço de diálogo e reflexões sobre formas de enfrentar e conter o colapso ambiental em curso. E uma pergunta para nós que atuamos no campo da educação e da pesquisa: o que as comunidades escolar e universitária podem fazer para ajudar a reverter a crise climática?”, questiona.
Inscrição dos Grupos Temáticos
O período de inscrição dos GTs para o 5º Ibero Unesc, como também é chamado, encerra no próximo dia 31 de março, sendo que cada proposta deve ter, no mínimo, dois e, no máximo, três coordenadores. Todas as informações sobre a submissão de trabalhos, assim como o cronograma do evento podem ser acessadas no site: ibero@unesc.net.