Pesquisadores e profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia e neurociências estarão reunidos nos dias 10 e 11 de setembro para debater a dependência química e diversos aspectos relacionados, durante o 19º Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente da Unesc. O evento 100% online é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc. Os interessados em participarem, podem realizar inscrição até 10 de setembro no link.
A abertura do simpósio, no dia 10 de setembro, às 13h30, terá a presença do médico psiquiatra e Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior. Em sua fala, o secretário vai abordar o tema “Políticas Públicas para o Enfrentamento da Dependência Química: O que pode ser feito?”.
O pesquisador do PPGCS e coordenador do simpósio, Eduardo Pacheco Rico, afirma que o evento valoriza a transversalidade dos conteúdos e a multidisciplinaridade dos profissionais participantes. Segundo ele, o objetivo é oportunizar a troca de conhecimento e experiência entre pesquisadores e o público, proporcionando um debate científico mais atualizado sobre os novos desafios relacionados à dependência química.
Rico explica que os assuntos não se limitam à dependência causada pelo uso de drogas, mas também por comportamentos, além de debates sobre saúde mental. Ambos podem causar reações químicas no cérebro que podem levar ao desenvolvimento de dependência. No Simpósio buscamos trazer uma diversidade de assuntos ligados à dependência de modo a contemplar um público de cientistas, mas também de profissionais e acadêmicos da área da saúde.
Entre os assuntos a serem abordados estão “Drogas, Regulação Emocional e Psiquiatria Positiva”; “Dependência química: Como evitar recaídas”; “Uso de eletrônicos em crianças e adolescentes: Repercussão para a saúde mental”; “Comportamentos “like” aditivos: Sexaholic, shopaholic, godaholic, entre outros”; “Qual o limiar entre um hábito e um comportamento compulsivo?” e “Neurobiologia da Dependência Química – Modelos Experimentais”.
Saiba mais
Estude na Unesc
Você quer investir na sua formação profissional? Na Unesc, você tem à disposição cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado nas diversas áreas do conhecimento, nos quais você irá desenvolver competências para ser um profissional diferenciado. Conheça mais a Unesc, uma universidade de conexões. Para mais informações, acesse o nosso site ou pelo Whatsapp 99915-0433.