Com o objetivo de aprimorar ainda mais o aprendizado e a relação entre professores e alunos, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Unesc, vem há 15 dias movimentando o campus com as atividades da edição 2024 da Formação Permanente de Docentes. Por meio da Diretoria de Ensino e Assessoria Pedagógica, neste período o corpo docente da Universidade contou com mais de 45 atividades, com diversos temas abordados e voltados para os desafios acadêmicos. As ações reuniram mais de 700 professores das graduações presenciais e do Ensino à Distância (EaD).
Segundo o diretor de ensino, Marcelo Feldhaus, a programação se voltou para discussão, avaliação do processo de ensino e aprendizagem e do papel do professor nos dias atuais. “Cada vez mais precisamos de professores que estejam preparados, conectados com os desafios que temos enfrentado. Trabalhamos diversos temas, especialmente focando na aprendizagem pela experiência, que é o nosso lema central da Graduação Multi’, explicou.
Fóruns Consultivos
Entre as atividades da programação, conforme o diretor, estiveram importantes Fóruns Consultivos. “Esses encontros são fundamentais e estratégicos, porque nós discutimos políticas acadêmicas que integram o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nosso Plano está em fase de atualização para uma nova vigência. Sendo assim, realizamos 11 fóruns, distribuídos em três períodos, nos quais, em conjunto, fizemos uma avaliação geral desse processo de formação. Tivemos uma participação muito efetiva dos professores com suas contribuições que nos ajudam a pensar e organizar o semestre letivo e, sobretudo, um momento também para olhar esse professor enquanto pessoa, enquanto um cidadão que também precisa ser cuidado, para que ele possa cuidar dos estudantes e desenvolver um ensino que atenda cada vez mais a excelência e a qualidade que a Unesc preconiza”, concluiu.
Os fóruns realizados, de acordo com Marcelo, abordaram as seguintes temáticas:
– Políticas de Ensino
– Políticas de Educação a Distância
– Políticas de Atenção ao Estudante
– Políticas de Internacionalização
– Políticas de Pesquisa e Políticas de Pós-Graduação
– Políticas de Extensão
– Políticas de Cultura
– Políticas de Inovação
– Políticas de Esportes
– Políticas de Responsabilidade Social
– Políticas de Meio Ambiente e Valores Humanos
Palestras
Também neste período de Formação, duas palestras com especialistas em Ensino Superior foram oferecidas. Para a abertura oficial, o palestrante convidado foi o professor Ronaldo Mota, diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação e ex-professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria, que apresentou o tema: Tecnologias Digitais e a Educação Contemporânea. Veja a íntegra da matéria aqui.
A segunda palestra, intitulada “Desafios e descobertas na jornada docentes: navegando pelas novas perspectivas do ensino superior”, foi apresentada pela socióloga e reitora da Universidade Veiga de Almeida(UVA/RJ), Maria Beatriz Balena Duarte. Veja a íntegra da matéria aqui.
Diversas atividades
Tecnologias voltadas ao ensino da Contabilidade e a atuação profissional
Ainda dentro da Formação Permanente, professores, separados por cursos, realizaram discussões sobre temas específicos voltados para a graduação. Foi o caso do curso de Ciências Contábeis, no qual os docentes participaram de uma capacitação sobre as novas tecnologias voltadas ao ensino da Contabilidade e a atuação profissional. Na avaliação da coordenadora do curso, Andréia Cittadin, a Formação Permanente é fundamental “É necessária para que os professores possam refletir sobre as suas práticas docentes, principalmente na nossa área, na qual somos formados para ser contadores e atuamos também como professores”, destaca.
Estágio Supervisionado de Nutrição
Os docentes do curso de Nutrição estiveram reunidos para uma roda de conversa sobre as atualidades no estágio supervisionado na graduação. Para o professor Bruno Pieri, “a formação de docentes tem sido muito importante dentro da área da saúde, pois essas atualizações que são passadas ajudam muito na conduta como professor”.
Metodologias de aprendizagem para o curso de Enfermagem
O estudo da metodologia para o curso e a sistematização da assistência de Enfermagem foi tema abordado pelos docentes dentro de uma roda de conversas para debater a realidade da sala de aula. “A formação dos docentes é um evento já característico desta Universidade. Isso faz uma grande diferença, tanto para o docente, quanto para o acadêmico. Esses encontros renovam nossa energia, dando um novo gás e aprendendo coisas novas. O público externo não tem ideia de quanto que isso é importante e quanto motiva o professor para voltar a encontrar os seus alunos”, declarou a professora Cecília Marly Spiazzi dos Santos, que fez questão de agradecer os organizadores e incentivar eventos como este.
A última atividade para o encerramento da Formação Permanente deste primeiro semestre, realizado na noite desta sexta-feira (23/02), se voltou à análise dos resultados da Avaliação do Ensino de Graduação. A temática “Uma leitura dos indicadores do atual instrumento”, foi apresentada pelo professor Thiago Henrique Almino Franscisco, Coordenador do Setor de Avaliação Institucional.