A 2ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência teve as suas inscrições prorrogadas até o dia 23 de fevereiro de 2024, conforme edital da reitoria nº 41/2024. O Prêmio oferece às interessadas a oportunidade de participar e concorrer ao reconhecimento por suas destacadas contribuições na pesquisa científica. Para se inscrever, as candidatas devem acessar o site www.unesc.net/premio-mulheres-na-ciencia.
O Prêmio, que teve sua primeira edição em 2023, tem como objetivo ressaltar o papel das mulheres na produção de conhecimento e no avanço científico em diversas áreas. As participantes podem se inscrever em três categorias: Iniciante, Intermediária e Plena, proporcionando oportunidades para pesquisadoras em diferentes estágios de suas carreiras. A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, idealizadora do projeto, destaca a abrangência das áreas temáticas, que incluem Ciências da Vida; Ciências Exatas; Tecnológicas e Multidisciplinar; e Humanidades, refletindo a diversidade de disciplinas nas quais as mulheres desempenham contribuições significativas.
“As participantes terão a chance de submeter projetos de pesquisa que não apenas geram impacto positivo na sociedade, mas também demonstram excelência acadêmica. Isso representa mais uma oportunidade de destacar o papel fundamental das nossas estudantes e pesquisadoras no cenário científico”, disse a reitora.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, enfatiza que além do reconhecimento, o Prêmio busca inspirar futuras gerações de mulheres na busca por carreiras científicas. Gisele destaca a importância de premiações como essa para desconstruir disparidades históricas de gênero, contribuindo para uma visão renovada sobre a participação das mulheres no desenvolvimento da ciência de excelência.
As vencedoras de cada categoria terão a oportunidade de participar de um congresso nacional em suas áreas de pesquisa. As segundas e terceiras colocadas serão contempladas com a participação em congressos Sul brasileiros e estaduais, respectivamente, viabilizados pela Universidade. Além disso, as pesquisadoras até a 10ª posição receberão Certificados de Menção Honrosa.