Mais de duas mil pessoas de todo o mundo estarão envolvidas, na próxima semana, na quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento promovido pela Unesc. O encontro, realizado de forma 100% online em 2021, reunirá professores da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias em torno de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho.
A abertura oficial do Congresso, na noite de segunda-feira, contará com a palestra da professora doutora Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires e será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h. Na conferência de abertura a convidada abordará a temática “A América Latina na encruzilhada. Aposte na justiça social com justiça de gênero”, sob mediação do coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves.
A temática geral que norteia a edição de 2021 do evento é “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, assunto que se divide nas mais diferentes abordagens propostas ao longo de toda a semana. Para Ismael, o montante expressivo de inscritos para as atividades demonstra a relevância do evento e sua tradição no cenário internacional, nacional e, especialmente, estadual, no qual se destaca entre os principais eventos acadêmicos. “O número de inscrições e participantes reflete o próprio lugar que o Congresso ocupa na difusão e publicização da ciência. Receber este coletivo científico em nossa Universidade ratifica nosso compromisso com a produção do conhecimento em âmbito regional, nacional e ibero-americano”, comenta.
A expectativa, conforme o professor, é acolher de forma calorosa os visitantes, assim como nas edições presenciais do Congresso Ibero-Americano. “Esperamos que o evento seja um local de encontros e potentes trocas científicas capazes de contribuir para a produção de conhecimento em nível regional, nacional e ibero-americano. Gostaríamos que todos os participantes se sentissem acolhidos, bem recebidos, mas, sobretudo, que percebam na Unesc um importante local de produção e difusão do conhecimento”, acrescenta o professor, também membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.
Diferentes temáticas
As mesas redondas realizadas ao longo de toda a semana serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. Na segunda-feira (23/8) a temática da Mesa Redonda Pré-abertura, das 14h30 às 16h, abordará o centenário de nascimento de Paulo Freire. Ela contará com a participação da professora doutora Rosa Nunes, da Universidade do Porto, Portugal, do professor doutor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do professor doutor Jorge Fabián Cabaluz Ducasse, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile.
Na manhã de terça-feira (24/8), das 9h às 12h, o debate se voltará aos “Desafios do Ensino Superior e suas Intersecções com os Movimentos Sociais”. A Mesa Redonda contará com a presença da professora doutora Megg Rayara Gomes de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeira travesti negra doutora do Brasil. O debate terá ainda a participação das professoras doutoras Valeska Nahas Guimarães e Joana Maria Pedro, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ainda na terça-feira, desta vez das 19h às 22h, a Mesa Redonda debaterá as “Migrações e Diásporas na Contemporaneidade” entre as professoras doutoras Gláucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Maria Catarina Chitolina Zanini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o professor doutor Pablo Sebastian Gomez, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).
Já na quarta-feira (25/8), a manhã será de debates sobre “Internacionalização Solidária ou Internacionalização Subordinada” das 9h às 12h. A conversa, também transmitida pelo Youtube, terá a presença virtual do professor doutor Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), e das professoras doutoras Daniela Vanesa Perrotta, da Universidad de Buenos Aires (UBA) e Marilia Costa Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS).
Finalizando as Mesas o tema do encontro virtual da noite de quarta-feira (25/8) terá como tema a “Questão Ambiental e Formação humana”, das 19h às 22h. Neste debate os participantes poderão interagir e compartilhar conhecimento a partir da participação dos professores doutores Mario Mejía Huamán, da Universidad Ricardo Palma (URP), Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo (USP) e Aloisio Ruscheinsky, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.