A imagem do farmacêutico que atende ao público na Farmácia e orienta sobre o uso de medicamentos, embora de extrema importância, não representa a única opção de atuação do profissional. Ao cursar a graduação em Farmácia o egresso sai capacitado para a atuação em mais de cem diferentes áreas no país e no mundo. Na região Sul de Santa Catarina o mercado tem apresentado expansão e demonstra a necessidade de cada vez mais profissionais capacitados para o trabalho no setor.
As possibilidades de trabalho para o profissional farmacêutico englobam desde farmácias comunitárias, setor público, farmácia hospitalar, análises clínicas, setor de alimentos, cosméticos, indústria, entre muitos outros. Em se tratando do setor industrial, conforme a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, as opções ainda vão além e o farmacêutico poderá atuar na indústria de medicamentos, cosméticos, alimentos, na produção de suplementos alimentares ou ainda no setor de produtos de limpeza, por exemplo.
A chegada de novas indústrias na região e a expansão de negócios já instalados no Sul, de acordo com a coordenadora, torna o cenário ainda mais promissor para os estudantes e profissionais da área. “O setor está em franco desenvolvimento na região, norteando também o ensino de graduação na nossa Instituição para preparar o profissional para esta área tão valorizada. Na Indústria, ao mesmo tempo que que requer constante aprendizado, baseado em formação continuada intensa após a graduação, os profissionais costumam ser valorizados e receber bons salários, além de terem chances de progressão na carreira dentro das empresas”, aponta Silvia.
A grande valorização do farmacêutico industrial, de acordo com a coordenadora, se deve ao fato de sua alta qualificação dentro do mercado, fazendo com que esse trabalhador seja disputado por diversas empresas. “Essa formação se traduz em uma interessante noção de responsabilidade e integridade no campo de trabalho. Na mesma área existem várias outras possibilidades de atuação, como no setor acadêmico e na área de pesquisas dentro do próprio ramo da indústria”, acrescenta.
Ainda sob responsabilidade do profissional farmacêutico está a observação de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Federal de Farmácia, ou seja, a atuação envolve todas as fases da cadeia de produção de uma indústria, seja de forma direta ou indireta. “Essa é uma das oportunidades que envolve os profissionais formados em Farmácia, capacitados para inúmeras atividades em diferentes setores. Temos, no curso da Unesc, uma grande porta aberta para o mercado promissor que é o ramo farmacêutico”, aponta ainda Silvia.
Matrículas abertas
Para quem tem interesse na área e pensa em cursar uma graduação a hora é agora. O curso de Farmácia da Unesc está nos últimos dias de matrículas abertas para início das atividades ainda neste segundo semestre.
As inscrições para ingresso estão abertas e podem ser feitas por meio de histórico escolar com a possibilidade de bolsas de estudos.
Mais informações sobre o curso, as formas de ingresso e possibilidades de bolsas ou financiamentos podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.