Após cinco dias de competição, terminou nesta terça-feira (10/8), a Copa do Mundo Juvenil de Xadrez, campeonato entre meninas de até 16 anos, promovido pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). A aluna e atleta do Colégio Unesc, Maria Clara Silveira Senger, somou quatro vitórias, um empate e 5 derrotas. A estudante disputou com 109 meninas de 50 países e terminou a competição na 69ª posição.
Em sua trajetória dentro do torneio a enxadrista Maria Clara ganhou das adversárias de Botsuana, Sri Lanka, Bolívia e Jamaica. Empatou com a atleta da Suíça e perdeu para as representantes de Singapura, Eslovênia, País de Gales, Inglaterra e Trindade e Tobago. Todos os confrontos foram online.
Além da boa colocação no quadro geral, a vitória em cima da competidora da Botsuana, foi uma grande conquista, já que Naledi Marape é uma das 21 atletas do certame candidatas a Mestre Feminina, um dos títulos oficiais atribuídos pela Fide exclusivamente às mulheres.
Para Maria Clara o desempenho foi positivo na Copa do Mundo. “Foi uma honra representar o Brasil no campeonato mundial. Uma experiência única em participar de uma competição com as melhores jogadoras do mundo da minha categoria. Estes campeonatos de alto nível permiteM que eu melhore e aprimore cada vez mais o meu nível técnico”, analisou a enxadrista.