O curso de Geografia da Unesc completou este mês 25 anos de história, contribuindo com a formação de professores diferenciados e conscientes de seu papel junto a sociedade. Para comemorar a data, na última quinta-feira (5/8), o curso realizou uma roda de conversa com acadêmicos, egressos, docentes e ex-professores do curso.
A acolhida do evento foi realizada pela coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, que enalteceu o trabalho desenvolvido por professores e estudantes ao longo de 25 anos e a importância da Geografia e de seu ensino. Segundo ela, o encontro foi um importante momento de debates, memórias e reflexões. “Precisamos destacar aqui o comprometimento do curso em formar ótimos professores para atuarem em diferentes espaços da região”, afirma.
Ela explica que esta área do conhecimento tem como objeto de estudo o espaço geográfico e por isso é tão ampla e permite conhecer o lugar em que vivemos, o mundo em que habitamos em suas múltiplas dimensões. “Percebemos que em cada lugar da Terra vivem diferentes grupos que interagem, produzem, conquistam e transformam seu espaço, desenhando paisagens que revelam suas vivências, crenças e culturas. É isso que me encanta nesta área do conhecimento. Poder acompanhar e auxiliar a pensar a Geografia para a vida em sociedade”, salienta.
Os egressos de diferentes turmas deram seus depoimentos sobre o curso, resgatando memórias vividas. Vanessa Medeiros da Silva, da terceira turma do curso, ficou emocionada ao relembrar os tempos de estudante da Unesc. “Um curso que forma professores precisa de bons professores e neste sentido estou muito feliz e agradecida porque essas pessoas deixam marcas. Aprendi muito com esses ótimos professores no curso de Geografia. Eles me ensinaram conhecimento científico e conhecimento para a vida”.
Já o egresso Douglas Vaz Franco, enfatizou a importância da Geografia para a sociedade. “Ela possibilita essas lentes de águia para a visão de mundo, de realidade que a professora Andréa sempre comentava conosco no curso, e eu ainda ouso acrescentar nesta lente, a sensibilidade analítica de descrever os aspectos físicos e humanos”.
O evento contou também com a presença do presidente do Centro Acadêmico Rosa dos Ventos, Braian Andrade de Oliveira, dos professores do curso, Yasmine de Moura da Cunha e Maurício Pamplona e da primeira coordenadora de Geografia, Rose Maria Adami.