Há dez anos, o programa Defesa Civil na Escola promove ações que ampliam a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos. Em 2023, o projeto capacitou os alunos das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Unesc, que participaram da cerimônia de formatura na manhã desta segunda-feira (11/12), no Auditório Ruy Hülse.
O programa leva os ensinamentos aos alunos por meio da teoria e da prática; do ensino e da aprendizagem; além da participação; ludicidade; criatividade e inovação e terá continuidade no ano que vem.
“A cerimônia de formatura do Projeto Defesa Civil na Escola é uma conquista muito importante, pois veio para potencializar, em nossos alunos, um efetivo incentivo à percepção dos riscos de desastres e fazer com que encontrem maneiras seguras de conviver com as vulnerabilidades em diferentes entornos”, fala a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava.
O primeiro contato dos alunos com o programa, ainda em agosto, foi conduzido pelo coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. “Ficamos felizes em estar no Colégio Unesc, pois é uma unidade educacional muito importante, de visibilidade, não só em Criciúma, mas no Sul de Santa Catarina, o que faz o nosso alcance nas comunidades ser maior. A parceria mostra para a região como esta mobilização é importante para a conscientização de uma nova ética planetária”, enfatiza.
A missão de capacitar os alunos ficou a cargo do professor do componente curricular de Geografia e facilitador do projeto Defesa Civil na Escola, Luan Alves da Silva. Ele lembra que, além dos conhecimentos adquiridos e da formatura, alunos e professores passaram a formar o Núcleo Estudantil do Programa Defesa Civil na Escola, que farão a ponte entre a Defesa Civil e colégio, ajudando, assim, a pensar soluções para problemas que surgirem.
“Com uma abordagem significativa que ajuda os alunos a aprenderem fora da sala com visitas técnicas, rodas de conversa, entre outros, o projeto tem o objetivo de capacitar professores e alunos para buscar alternativas e soluções para resolver estes problemas no ambiente escolar e na comunidade”, fala.
“Tudo isso vai ao encontro da missão da Unesc e do Colégio que é preparar cidadãos conscientes para fazer a diferença nos espaços que ocupam”, acrescenta.
Por iniciativa do próprio Colégio, o projeto iniciou a pelos sextos anos e terá continuidade com expansão em 2024.
Desde que foi criada, a iniciativa é um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos; na prevenção; na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres; cidadania; meio ambiente e segurança global.
“As ações e os ensinamentos, conduzidos brilhantemente pelo professor Luan e, orientados pela coordenadora pedagógica Renata Geremias, buscaram um algo a mais no currículo escolar, em uma temática que vislumbra o todo, em um movimento de esforços em que nossos alunos consigam incutir em sua educação os conceitos de atividade comunitária para a garantia da prática da Defesa Civil como segurança social”, pontua Marcela.