Bolsas, pins, chaveiros, pelúcias, camisetas, moletons, jaquetas, canecas e jogos de cartas e tabuleiros. Tudo isso com a marca da Unesc. Todos esses produtos são fruto da dedicação e da criatividade dos acadêmicos do curso de Design da Universidade, desafiados a criar opções de produtos personalizados voltados à comunidade acadêmica e visitantes da Universidade.
Ao longo de todo o semestre oito grupos vivenciaram todo o processo de criação do produto, desde o desafio proposto, até o recebimento do conceito, até a ideação, pesquisa de mercado, criação, qualificação da proposta e apresentação do resultado final.
Todo esse caminho foi acompanhado pelos professores responsáveis pela disciplina, Haron Fabre e João Luiz Rieth, também coordenador do curso, e pelo coordenador da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria) da Unesc, Marcos Dalmoro.
Ao ouvir atentamente as apresentações e até manusear os protótipos desenvolvidos, Dalmoro se disse surpreso positivamente com o que viu. “Vimos aqui muita coisa boa, produtos interessantes e bem desenvolvidos. Fiquei muito feliz com os resultados, especialmente por se tratar de acadêmicos de fases iniciais, ou seja, já são profissionais de muito talento desde já”, pontuou.
Para Haron, as contribuições feitas pelo coordenador da EcoCria e pela colaboradora do setor de Marketing da Unesc, Dandara Jardim, foram importantes para o amadurecimento do olhar dos estudantes para esse tipo de desafio. “No meio do processo de criação tivemos uma avaliação que foi também primordial para o direcionamento do resultado final e para que o professor Marcos pudesse compartilhar aquilo que está na sua vivência diária no marketing”, destacou.
O acadêmico Rafael Sipriani Wanderlind, junto da sua equipe, escolheu desenvolver canecas, cadernos e chaveiros com o mote do Muzoo Unesc. A experiência, para ele, foi surpreendente. “Achei bem difícil, porem me ajudou a descobrir novas áreas que eu possa trabalhar como por exemplo com a argila. Eu nunca tinha nem sequer pensado em usar, mas acabei usando e descobrindo, assim, uma aptidão nessa área”, pontuou.