Acadêmicos da Unesc Araranguá participaram na manhã deste sábado (2/12) de um mutirão de limpeza no Rio Araranguá. Esta foi a terceira edição do projeto Arco-Íris, que consiste em uma ação voluntária de limpeza e de conscientização.
A diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, ressaltou que esta terceira edição revelou que havia bem menos lixo que das ações anteriores. “Retiramos bem menos lixos do que as duas primeiras edições, então, mais do que uma atividade de um dia ir até lá retirar os resíduos do rio, essa atividade também tem conscientizado as pessoas de não jogar lixo no rio”, enfatizou a professora.
Voluntários e demais participantes, receberam camisetas de identificação e materiais adequados para a coleta dos resíduos e segurança. Foram utilizados botes do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental, além de apoio da Secretaria de Saúde de Araranguá. Aproximadamente 15 quilômetros de extensão do rio foram percorridos.
De acordo com Izabel, foram recolhidas garrafas pet e de vidro, pedaços de eletrodomésticos como máquina de lavar, sofá, televisão, frascos de xampu e remédios.
A ação foi realizada por meio da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com a Unesc Campus Araranguá.
“Estamos desde a primeira edição, participamos juntos com acadêmicos voluntários, bolsistas do Uniedu. Foram equipes de limpeza na parte terrestre, caminhando e juntando os lixos e uma outra equipe pelo rio. Alguns empresários que têm embarcações puderam, de forma voluntária, passar essa manhã com a gente, colocando a embarcação à disposição para fazer essa limpeza, nessa coleta de lixo”, comentou a professora Izabel.
A professora enfatizou que este é o DNA da Unesc, com os projetos de Extensão, estar sempre nas comunidades participando de ações como esta.
Participação
Destacando ainda mais a abrangência e o engajamento multidisciplinar, a terceira edição do projeto Arco-Íris contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Gestão de Turismo, Gestão do Agronegócio, Gastronomia, Nutrição e do Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM). A presença de diferentes áreas de estudo ampliou significativamente o impacto da iniciativa, ainda mais quando se pensarmos na abordagem dos desafios ambientais enfrentados na região.
O coordenador dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão do Agronegócio, professor Lucas F. S. Firmino, esteve presente na ação e destacou que “os alunos e professores presentes desempenharam um importante papel, não apenas na execução das atividades de limpeza, mas também na promoção da conscientização ambiental. A presença de diferentes cursos demonstra a capacidade da Unesc em unir diversas áreas em prol de objetivos comuns e da comunidade como um todo”, destacou.